Lixo nas ruas fora do dia de coleta em Lorena prejudica cotidiano em bairros

Acúmulo de lixo em calçada da Nova Lorena, flagrado em dia fora do cronograma de coleta municipal.(Foto: Caroline Meyer)
Acúmulo de lixo em calçada da Nova Lorena.(Foto: Caroline Meyer)

Caroline Meyer
Lorena

A preocupação com lixo vai além da ampliação de estrutura para descarte e coleta. A Prefeitura busca aumentar a fiscalização e a conscientização sobre o despejo, na tentativa de evitar o acúmulo pela cidade. Nas ruas não é difícil flagrar quem não faz a separação correta do lixo e ainda coloca o material na rua, em dias que não há coleta.

A situação tem se repetido em regiões como a avenida Oswaldo Aranha, no Bairro da Cruz, onde é comum encontrar sacos de lixos revirados e material reciclável misturado a dejetos orgânicos, como confirmou a moradora de um condomínio próximo. “Nossa lixeira fica cheia, mas tem muita gente de fora que deixa o lixo lá, principalmente aos domingos”, contou Leny Leal, de 74 anos.

Ela não consegue ver uma solução para o problema, que incomoda muitos vizinhos. Para a aposentada, que trabalhou por trinta anos como secretária executiva em uma empresa em Barra Mansa, no Rio de Janeiro, colocar outra lixeira no prédio, como seu marido havia sugerido só aumentaria o problema. “Porque assim haveria mais espaço para outras pessoas colocare-m o seu lixo”, explicou.

Já Sônia Baruque, outra moradora do mesmo condomínio, acredita que a coleta poderia ser ampliada. “Se o lixeiro passasse todos os dias, não daria tempo para acumular”, opinou a ex-funcionária pública de 58 anos.

A coleta de lixo nos bairros é realizada pelo sistema de rodízio. Na região do Bairro da Cruz e da Nova Lorena, locais nos quais as lixeiras estavam cheias mesmo em dias que não havia coleta, o serviço passa às segundas, quartas e sexta-feiras, com coleta diurna na avenida Oswaldo Aranha a partir das 6h.

No bairro da Nova Lorena, o recolhimento é vespertino e noturno, com início a partir das 16h. A lista completa com os dias e horários em que cada bairro é atendido pode ser encontrada no site da Prefeitura, no link lorena.sp.gov.br/wordpress/index.php/horario-de-coleta-de-lixo.

As moradoras também garantiram que separam os materiais orgânicos dos recicláveis “tenho duas lixeiras grandes na cozinha, em que separo cascas de legumes e frutas dos plásticos e papelões”, contou Leny.

Outros materiais como lâmpadas e pilhas também são separados e guardados para dar o descarte correto, já que a cidade conta com um ecoponto que voltou a funcionar na praça Marechal Mallet (leia nesta página). “Mas um só ecoponto para atender a cidade inteira é muito pouco. Duvido que uma pessoa que mora lá no Novo Horizonte vai vir até o Centro só para jogarem as lâmpadas e pilhas no lugar correto” protestou Sônia.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?