Hospitais em Lorena tem ocupação recorde de leitos de UTI

Santa Casa chega a 113% no tratamento intensivo contra Covid-19, enquanto Unimed bate 180%; Saúde espera novas unidades e pede conscientização

Leitos para tratamento da Covid-19; Santa Casa ultrapassa os 100% de ocupação de UTI (Foto: Marcelo A. dos Santos)

Marcelo Augusto dos Santos
Lorena 

A Prefeitura de Lorena confirmou a manhã desta sexta-feira (12) que o município voltou a ultrapassar o índice de 100% dos leitos de UTI ocupados para os pacientes infectados pelo novo coronavírus na Santa Casa. Horas depois, em novo boletim, os números são inda mais alarmantes, com 113% de unidade de tratamento intensivo no hospital da entidade e outros 180% na Unimed. A condição também é preocupante em Cruzeiro.

Essa é a segunda vez que Lorena registra ocupação maior que 100% de seus leitos de UTI. A Santa Casa de Misericórdia dispõe de 15 leitos de UTI (Unidade de Pronto Atendimento) e 38 clínicos. Atualmente, o número de internados são de 17 e 19 respectivamente. Além disso, 44 pacientes seguem com o tratamento domiciliar.

Na rede privada também está com super lotação, chegando a 180% de leitos ocupados de UTI (capacidade de nove leitos) e 80% de clínicos (capacidade de dez leitos).

Na manhã da sexta-feira, o secretário de Saúde, Antônio Carlos Rechdan Fabreti, destacou os dados do município em participação de audiência pública na Câmara. Logo em seguida, durante entrevista ao programa Atos no Rádio, ele informou que vai iniciar as tratativas com administração da Santa Casa para ampliação dos leitos. “Nós sabemos e já conversamos com Dario (Costa, superintendente da Santa Casa). Na necessidade, podemos criar mais cinco leitos de UTI, então nós ficaríamos com 25 leitos. No ano passado, nós chegamos a ter lotação maior do que essa até, mas na situação de hoje, o número de atendimento no Pronto Atendimento, é bem provável que vamos precisar de mais cinco leitos”, frisou Fabreti, que destacou a necessidade de apoio popular. “Mas também, se não haver essa conscientização, não vai haver leito para todo mundo. A população tem que usar a máscara, manter o distanciamento, praticar a higiene com as mãos e manter os protocolos sanitários, senão, não vai ter UTI suficiente para todo mundo”.

Vacinação – Neste sábado, a Prefeitura de Lorena inicia a fase de vacinação dos idosos com 75 e 76 anos. As doses serão aplicadas no CSU (Centro Social Urbano) das 8h às 16h, com distribuição de senhas a partir das 7h30.

De acordo com a secretaria de Saúde, o município recebeu 866 doses das vacinas contra a Covid-19, o que representa 90% do público alvo. A pasta informou também que durante a semana, 10% restante deve ser mandado pelo Estado.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura, Lorena tem 4127 casos confirmados, 350 suspeitos e 90 óbitos confirmados pela Covid-19.

Cruzeiro – Com atendimento referência para as sete cidades do Vale Histórico, a Santa Casa cruzeirense também tem números preocupantes. Até esta quinta-feira (o boletim de sexta-feira não havia sido publicado até o fechamento desta matéria), Cruzeiro registrava 100% de ocupação nos leitos de UTI da Santa Casa, que tinha ainda 90% nos leitos de suporte ventilatório pulmonar e 93% da clínica médica. Já no Cisa (Centro Integrado de Saúde), a clínica médica tem 12% de ocupação. O município registrava 2956 casos confirmados e 73 óbitos.

Em todo RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) 133.048 casos confirmados e 2482 pessoas morreram pela doença.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?