Festival gratuito reúne amantes do rap em Lorena

Décima edição do “Tamo Junto Pelo Rap” conta com a apresentação de diversos músicos da região

Apresentação do grupo Ocsob de Barra Mansa-RJ, uma das atrações do Tamo Junto, no último domingo (Foto: Lucas Barbosa)
Apresentação do grupo Ocsob de Barra Mansa-RJ, uma das atrações do Tamo Junto pelo Rap, no último domingo; evento abriu espaço para os jovens e a cultura do hip-hop (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Lorena

O último domingo em Lorena foi marcado pelo trabalho de jovens para levar consciência e cultura por meio da música. A décima edição do “Tamo Junto Pelo Rap” contou com a apresentação de rappers de diversas cidades da região, em espaço cedido na Praça da Estação.

Amante do rap desde a infância, o morador de Lorena, Anderson José dos Reis, mais conhecido como Tonzinho Muttant, 32 anos, decidiu em 2007 lançar o festival, que reúne, uma vez por ano, músicos e demais artistas ligados ao movimento hip-hop, como grafiteiros e b-boys (dançarinos de breakdance).

Organizado de forma voluntária, o festival foi realizado pela primeira vez na região central da cidade. Grupos de rap de Lorena, Guaratinguetá, Cruzeiro, Pindamonhangaba, Caçapava, Aparecida, Moreira César, Piquete e Barra Mansa-RJ levaram as mensagens por meio de rimas nas oito horas de apresentações. “O rap tem o poder de resgatar o jovem da criminalidade, despertando sua consciência e senso crítico. É uma grande emoção ver   tantas pessoas reunidas em prol de fortalecer este evento, que ao longo destes anos certamente inspirou muita gente a buscar a sua evolução”, exaltou Tonzinho.

"Tamo Junto" deu espaço a todas as idades na Praça da Estação (Foto: Lucas Barbosa)
“Tamo Junto pelo Rap” deu espaço a todas as idades na Praça da Estação (Foto: Lucas Barbosa)

Um dos rappers que participou do evento foi Denis Silva, o Denis MC, 24 anos, morador do Jardim do Vale em Guaratinguetá. Desde seus 13 anos, o jovem utiliza o rap para se expressar e propagar a palavra de Deus. “É uma grande honra poder participar de eventos como este, onde é celebrado o rap e a vida. Busco transmitir palavras que possam ajudar as pessoas a enxergarem mais nitidamente e longe. Tenho convicção que o rap tem o poder de mudar vidas, contribuindo para que as pessoas optem em trilharem o caminho do bem”.

Rimas e mensagens – Nascido na Jamaica, na década de 1960, o rap ganhou notoriedade mundial após se tornar, a partir de 1980, um dos estilos mais cantados e ouvidos pelos moradores dos bairros carentes de cidades norte-americanas.

Com o surgimento de nomes como Public Enemy, Tupac Shakur e The Notorius Big, o estilo musical foi difundido, inspirando o surgimento de grupos em diversos outros países, como no Brasil, onde em 1990 é lançando o primeiro CD dos Racionais MC´s, o principal grupo do rap nacional. Liderado por Pedro Paulo Soares, o Mano Brown, os Racionais usavam a música para protestar contra o racismo, desigualdade social e a violência policial. Nos anos seguintes, o rap consolidou-se como a “voz da periferia”, impulsionado pelo sucesso de nomes como: RZO, Facção Central, Realidade Cruel, Conexão do Morro, Thaíde e Sabotage.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?