Construção do Centro de Eventos de Lorena é paralisada

Medida é motivada por vencimento de contrato; obra deveria ser entregue por construtora no último dia 9

As obras paralisadas do Centro de Eventos em Lorena; Prefeitura prepara nova licitação (Foto: Reprodução PML)

Lucas Barbosa
Lorena 

A Prefeitura de Lorena anunciou na tarde da última segunda-feira (14) a paralisação da obra de construção do Centro de Eventos Municipal devido ao vencimento do contrato firmado com a empresa Marprado Construção Civil Ltda EPP. Orçada em R$ 2,8 milhões, a edificação do espaço público entrou em sua última etapa no fim de novembro.

Em comunicado divulgado em seu site oficial, o Executivo informa que a terceirizada não concluiu o serviço dentro do prazo de 12 meses estabelecido no contrato, que venceu no último dia 9.

Diante o descumprimento contratual e também dos termos fixados pelo edital de concorrência pública, aberto no início de 2019 para a contratação de uma construtora, a conclusão da obra não ocorrerá até o fim deste ano.

Devido aos prazos burocráticos convencionais para a realização de um novo processo licitatório, caberá à gestão do prefeito eleito, Sylvinho Ballerini (PSDB), concluir o serviço iniciado pelo atual chefe do Executivo, Fábio Marcondes (sem partido), que previa a inauguração do Centro de Eventos no início da segunda quinzena de dezembro.

De acordo com a atual gestão municipal, a obra, iniciada no fim de janeiro, entrou em sua última fase em 24 de novembro, restando apenas as conclusões dos serviços de iluminação, ornamentos, instalação de guarda-corpo e corrimão, pintura e demarcação do estacionamento e colocação de mobiliário (bancos, lixeiras e bicicletário).

Localizado no bairro Mondesir, próximo ao trecho de acesso à cidade pela avenida Doutor Peixoto de Castro, o Centro de Eventos deve sediar festividades culturais e religiosas, como as tradicionais festas de aniversário de Lorena, Padroeira e das Nações.

A reportagem do Jornal Atos entrou em contato com a direção da empresa Marprado Construção Civil Ltda EPP, mas nenhum responsável foi localizado para comentar o caso até o fechamento desta edição.

Estrutura – Segundo a secretaria de Obras e Planejamento Urbano, o projeto arquitetônico estabelece que o Centro de Eventos contará com áreas verdes, deck, palcos, parque e estacionamento.

O local terá também uma marquise triangular de 4,5 m de altura e 1.030 m² de área vazada. O espaço contará também com um deck de madeira plástica de 875 m², que avançará sob a lagoa existente no terreno e terá um palco rebaixado, usado como arena para teatro e exposições ao ar livre.

Haverá também depósitos, sanitários feminino e masculinos com oito baias cada, banheiro para cadeirantes, casa para o caseiro e um estacionamento pavimentado de 2,5 mil m² com noventa vagas, distribuídas em: 68 comuns, quatro para deficientes físicos e 18 para idosos.

Buscando garantir uma melhor mobilidade urbana, foram implantados quatro bicicletários e 15 vagas para motocicletas, todas com acesso direto à área da marquise.

O espaço possuirá ainda 2,5 mil m² de paisagismo em pisograma e um gramado de 1.540 m² no restante da área.

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?