Conferência da Juventude debate formas de mudar o país

Encontro reúne diversas cidades do Vale Histórico

Da redação

Lorena

Para debater e ouvir dos jovens as reivindicações a respeito de ações para criação e controle de políticas públicas para a juventude, será realizada neste sábado (22), a 1ª Conferência municipal da Juventude e a 1ª Conferência sub-regional, no Oratório São Luís, das 13h às 19h.

Os encontros serão realizados por todo o país em escalas municipal, regional, estadual e nacional. No encontro sub-regional devem participar as cidades de Guaratinguetá, Aparecida, Roseira, Potim, Queluz, Cachoeira Paulista, Cruzeiro e Silveiras, além de Lorena.

De acordo com a subsecretária de Juventude, Gilce Rodrigues, o tema da conferência é “As várias formas de mudar o Brasil”. “Quando a gente traz isso para a região e para o município, a gente pensa na localidade. Então, quais são as formas de mudar a realidade do nosso município, a realidade para a juventude do nosso município e da nossa região valeparaibana?”

Com os debates finalizados e as propostas em mãos, a intenção é de que no final do ano, a secretaria nacional da Juventude componha um Plano Nacional da Juventude do país. Além disso, um dos principais objetivos da etapa nacional é atualizar a agenda da juventude para o desenvolvimento do Brasil, potencializando e reconhecendo as várias formas de expressão juvenil, além de fortalecer o combate a todas as formas de preconceito.

A subsecretária ressaltou que é importante a participação dos jovens para que possam ajudar a nortear as ações a serem desenvolvidas. “Muitas vezes a gente tem uma interpretação adulta da juventude. Então, achamos que o jovem quer aquilo e, a gente vê enquanto adulto, implantar algo que às vezes a juventude não quer. Então, a gente precisa fazer esse momento de escuta e ele precisa fazer esse momento de participação”.

O encontro é aberto ao público, mas tem como foco a faixa etária de 15 a 29 anos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?