Combate a clandestinos rastreia vinte em Lorena

Sistema orienta motoristas de aplicativos como o Uber, sancionado para vinte veículos na cidade

Veículos que fazem transporte irregular são foco da operação colocada em prática por paceria entre Trânsito, Segurança e PM em Lorena (Foto: Arquivo Atos)
Transporte irregular é foco de operação colocada em prática por parceria entre Trânsito, Segurança e PM em Lorena (Foto: Arquivo Atos)

Rafaela Lourenço
Lorena

O transporte clandestino em Lorena está com os dias contados. Um trabalho conjunto entre a Guarda Civil Municipal, secretaria de Trânsito e Transportes e Polícia Militar ampliou as operações específicas para combater o serviço irregular. Cerca de vinte veículos já foram rastreados atuando no município.

A segurança dos passageiros é o principal foco das equipes que seguem atuando nas ruas. Segundo o secretário de Segurança Pública de Lorena, Carlos Adriany Lescura, as operações, que tiveram início em maio, passam principalmente em pontos de ônibus e locais com aglomerações de pessoas que possam ser possíveis passageiros em horários de pico. Ele contou que as ações foram baseadas principalmente nas denúncias e reclamações de moradores e taxistas que flagraram o serviço clandestino. “Realizamos duas operações até o momento e autuamos três veículos como transporte ilegal. Além de ser injusto com os que pagam impostos, como os taxistas, empresas de ônibus que são prejudicados também, há veículos de outras cidades atuando aqui”, frisou.

Ainda segundo Lescura, foram diagnosticados pontos com maior incidência da infração como a Rodoviária, praça Conde de Moreira Lima, ponto de ônibus da rua Major Joaquim Luiz Bastos e avenida doutor Peixoto de Castro.

O secretário de Trânsito e Transportes, Norival Sousa Junior, ressaltou que os trajetos variam desde bairro a bairro, a destino para outras cidades como Cachoeira Paulista, Guaratinguetá e Cruzeiro. Ele explicou que as operações são realizadas através de planejamentos das forças envolvidas, mas com datas e locais “surpresa”, pois as equipes são informadas no dia da atuação. “Todos os meses serão realizadas essas operações. Até o momento foram mais de 15 abordagens e três autuações. Orientamos para que as pessoas não aceitem esses serviços, pois não temos como comprovar a condição do veículo e a idoneidade dessas pessoas que estão fazendo o transporte.

Uber – O prefeito Fábio Marcondes (sem partido) sancionou a lei que regulariza o aplicativo Uber na cidade, em dezembro de 2018, porém, segundo Souza, os motoristas não estão se cadastrando na secretaria de Trânsito e Transportes para atuar regularmente na cidade. “Ele é inscrito num sistema nacional, que propicia a ele uma condição de atuar no município. Esse serviço não é clandestino, mas eles não estão vindo na secretaria para verificar as necessidades para cumprir a lei municipal. Existe a regulamentação para termos um controle real dos condutores dentro da cidade, para dar essa estrutura e segurança aos passageiros”.

Em Lorena, a frota será de 15% do número total de taxistas inscritos no município (148 veículos), ou seja, vinte Uber’s.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?