Cemitério de Lorena vira alvo de vândalos

Polícia tenta identificar invasores que danificam túmulos e imagens; Prefeitura reforça segurança no local

Placas retiradas dos jazigos são rastro da ação de vândalos no cemitério de Lorena; polícia investiga (Foto: Divulgação)

Lucas Barbosa
Lorena

Para evitar novos atos de vandalismo no Cemitério Municipal de Lorena, a Prefeitura revelou, na última terça-feira, que adotará um plano de medidas para reforçar a segurança no espaço público. Além de arrancarem placas de identificação dos túmulos, os invasores danificaram estátuas e imagens religiosas.

De acordo com a Prefeitura, o servidor municipal responsável pela abertura do cemitério se deparou na manhã da última segunda-feira com túmulos depredados e diversos objetos danificados espalhados pelo chão como placas com nomes e fotos dos finados, artigos religiosos e estatuetas de cobre e mármore. Na sequência, os materiais foram recolhidos pela equipe do cemitério e guardados em uma sala. Desde então os servidores realizam um levantamento para verificarem se algum objeto foi levado pelos invasores.

O secretário de Segurança Pública, major Carlos Lescura, revelou quais providências foram tomadas para tentar impedir novas ações de vândalos. “Após conversa com o prefeito Fábio Marcondes, foi definido que guardas municipais permanecerão 24 horas no interior do cemitério durante as próximas semanas. A corporação municipal também intensificará as rondas nesta região, principalmente no período noturno. Também entramos em contato com o comando da Polícia Militar, que se comprometeu a nos apoiar no que for necessário”.

O chefe da pasta revelou que solicitou à empresa responsável pela implantação do COI (Central de Operações Integradas), a Seal Telecom, que uma das 25 câmeras de segurança seja instalada próxima a entrada do espaço público, possibilitando que a equipe de monitoramento tenha uma visão privilegiada do local. A expectativa municipal é que o serviço, que contará com um investimento municipal de R$3 milhões, entre em funcionamento até o fim de abril.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?