Aumento de “apagões” revolta moradores de Lorena

Quedas de energia elétrica atingem diversos bairros; EDP afirma que falhas são motivadas por eventos climáticos

Lucas Barbosa
Lorena

A falta de energia em casa, recorrente nos últimos meses em Lorena (Foto: Rafaela Lourenço)
A falta de energia em casa, recorrente nos últimos meses em Lorena (Foto: Rafaela Lourenço)

Cansadas de conviverem há mais de duas semanas com os transtornos causados pelas constantes quedas no sistema de energia elétrica em Lorena, famílias de diversos bairros cobram providências da concessionária EDP, antiga EDP Bandeirante. Alguns moradores relatam que além de apagões, as falhas na rede de distribuição danificaram seus equipamentos eletroeletrônicos.

Moradora da rua Luiz Salomão, no Cabelinha, a terapeuta Rafaela Lima, 30 anos, desde o último dia 7 teve sua rotina alterada devido as diversas quedas de energia no bairro, ocorridas principalmente a partir das 19h. Além de enfrentar a escuridão, a família de Rafaela teve prejuízo material. “Compramos recentemente um roteador de internet, mas infelizmente ele queimou em um dia que teve problema de energia no bairro. É um absurdo o que está acontecendo, já que além da luz cair várias vezes seguidas, teve noite que demorou mais de duas horas para ela voltar. Já que pagamos pelo serviço, a EDP deveria resolver esse problema o mais rápido possível”.

De acordo com o técnico em informática Vinicius Lopes, 31 anos, morador da avenida Bernardino de Campos, as famílias do Centro também enfrentaram o mesmo problema na última semana. “A energia caiu bastante aqui na última terça, quarta e sexta-feira. Neste último dia, as 22h30, o receptor da minha televisão queimou após a luz cair e voltar. Estou chateado porque era um aparelho caro. Ficamos ainda mais indignados porque o problema já havia ocorrido antes e a EDP não fez nada para evitar que ele se repetisse”.

Além do Cabelinha e Centro, registraram problemas na distribuição de energia elétrica os bairros Cecap, Nova Lorena, Olaria, Santa Edwiges e Vila Hepacaré.

Em nota oficial, a Prefeitura de Lorena informou que ao constatar as falhas na distribuição de energia durante o mês, acionou a EDP para a resolução do problema.

De acordo com o Executivo, a concessionária informou que as interrupções do serviço ocorreram devido ao aumento de descargas atmosféricas (raios) próximas aos disjuntores (sistema de segurança de um circuito elétrico) registrados em janeiro. Além disso, a empresa também explicou que as fortes chuvas e ventos, típicos do verão, contribuíram para as quedas de energia.

Outro lado – Além de confirmar a versão apresentada pela Prefeitura, em nota oficial a EDP reconheceu que houve aumento do volume de ocorrências relacionadas à interrupção de energia em pontos de Lorena, motivadas principalmente pela queda de galhos de árvores e outros objetos na rede de transmissão elétrica.

A concessionária ressaltou que para minimizar o impacto do clima no fornecimento de energia à população, a EDP desenvolveu a Operação Verão, que conta com equipes reforçadas e que trabalham continuamente no reparo dos equipamentos e redes danificadas.

A nota revelou ainda que os moradores que tiveram equipamentos eletrônicos danificados ou queimados durante as quedas de energia devem solicitar o ressarcimento através do site edponline.com.br.

O pedido também pode ser realizado através do contato 0800 721 0123.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?