Aprovada por unanimidade, isenção de Zona Azul nas imediações de hospitais aguarda prefeito em Lorena

Com o mesmo texto rejeitado em 2021, autor da proposta conta com apoio unânime dos parlamentares para se blindar de possível veto

Veículos em frente à Santa Casa de Lorena, Câmara aprova isenção do Zona Azul próximo a hospitais (Foto: Gabriel Mota)

Gabriel Mota
Lorena

Pouco mais de um ano após ser vetado pelo prefeito Sylvio Ballerini (PSDB) e ter a decisão mantida pelos vereadores, o projeto de lei que isenta motoristas de pagar a taxa da Zona Azul nas imediações dos hospitais, após passarem por atendimento médico, foi aprovado por unanimidade em da Câmara do último dia 31. A expectativa do autor da proposta, o vereador Bruninho Ribeiro (União Brasil), é para sanção do Executivo.

O texto propõe a isenção do pagamento da tarifa de estacionamento rotativo nas vias próximas à Santa Casa e à Unimed, determinando, inclusive, os pontos. Próximo ao Pronto Socorro, as ruas Marechal Mallet, Dom Bosco, Major Rodrigo Luiz e avenida Capitão Messias Ribeiro seriam isentas. Enquanto no hospital particular, a retirada das taxas valeria para a praça Rosendo Pereira Leite, a avenida Peixoto de Castro e a rua Nair Pereira Marton. A proposta também sugere a responsabilização dos hospitais à emissão de comprovantes de comparecimento para serem entregues aos agentes.
“É a aclamação do povo que muitas das vezes não está focado naquele momento e também não acha agentes da empresa, não sabe onde comprar o cartão e, depois, além de estar com o prejuízo da saúde, em caso de urgência ou emergência, sai do hospital com o ônus de uma multa”, justificou Ribeiro.

Mesmo vetado em outubro de 2021, o projeto voltou com o mesmo texto. “Eu fiquei surpreso com a ação dos vereadores (no ano passado) que votaram a favor do veto, não posso dizer qual foi a intenção de cada um deles, mas me causou muita estranheza, porque no momento a Câmara estava bem unida”, lembrou o vereador.

É justamente com os colegas do Legislativo que Bruninho Ribeiro conta, neste ano, para aprovar a proposta. “Hoje, a Câmara está bem inclinada a passar o projeto mesmo que retorne o veto. Então a gente está bem unido nessa intenção e não é um enfrentamento ao Executivo, pelo contrário” conclui o parlamentar.

Para defender a constitucionalidade do texto, o autor da proposta alegou que a isenção pode não gerar ônus à Prefeitura, sugerindo que a cobrança seja transferida a outros pontos da cidade em que a Zona Azul não é aplicada.

O projeto aguarda agora sanção ou veto de Sylvio Ballerini.

A reportagem do Jornal Atos entrou em contato com a empresa responsável pela operação do rotativo em Lorena para questionar sobre a possibilidade de isenção e as reclamações sobre a falta de agentes pela cidade, mas não houve retorno até o fechamento da matéria.

Isenção na região – Guaratinguetá adota a “Zona Verde” nas áreas dos hospitais. Além da possibilidade de permanecer por até três horas na mesma vaga, o valor é inferior ao que é praticado em outros pontos. A empresa responsável pela operação é a mesma que presta o serviço para Lorena.

Em Aparecida, a Prefeitura sancionou, em 2021, uma lei que isenta o pagamento da tarifa nas áreas próximas à Santa Casa.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?