Após garantia de Fatec, Lorena busca sede para Poupatempo

Prédio do Milton Ballerini deve concentrar duas faculdades, enquanto shopping da cidade é avaliado para receber os serviços

Poupatempo ainda não teve sede definida em Lorena; Prefeitura projeta novos serviços (Foto: Reprodução)

Rafaela Lourenço
Lorena
 

Além de estar entre as cidades contempladas com uma unidade do Poupatempo, Lorena também deve receber a Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) para ampliar a estrutura educacional gratuita para o ensino superior. Os serviços seguem para a definição dos cursos e espaços físicos.

Os empreendimentos foram anunciados pelo governador João Doria (PSDB), no último dia (22), em Cruzeiro, junto ao lançamento do Programa Viva o Vale e da construção do hospital regional para a cidade anfitriã.

Para ampliar as oportunidades gratuitas de ensino superior e reforçar o título de cidade universitária, Lorena contará com uma sede da Fatec para o primeiro semestre de 2022.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Ulisses Fukuda, o Município ofertou o prédio do Ciejap (Centro Integrado de Educação de Jovens, Adultos e Profissional)

Milton Ballerini, como sede da faculdade com aproximadamente 15 salas já que equipes do Centro Paula Souza, que já realizaram visitas técnicas na cidade, solicitam no mínimo seis salas por curso.

Lorena pleiteou quatro cursos: gestão de marketing digital, gestão de turismo, curso de polímeros e administração de TI (Tecnologia da Informação). “O primeiro curso da Fatec virá no início de 2022. Isso é fato”, afirmou Fukuda, ao revelar que Lorena deve ser contemplada com dois cursos.

O prédio que abriga atualmente o polo da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) terá dois serviços realocados para outros prédios públicos, como o EJA (Educação de Jovens e Adultos). Ambas faculdades têm cursos com duração de três anos, o que trará melhores resultados para a educação superior na cidade, segundo Fukuda. “Você vai ter dois polos universitários com tecnologias novas. Então você consegue conjugar as atividades, acho que quando você tem um local onde a troca de informação fica maior por estarem no mesmo local, você tem uma maior sinergia”.
Quanto aos serviços do Poupatempo, as expectativas seguem para a instalação no Eco Valle Shopping.

Para o aposentado, Renato Ramos, a unidade deve trazer mais agilidade como na renovação de documentos. “É uma modalidade muito especial, eu por exemplo, já utilizei o Poupatempo de São José dos Campos e ultimamente o de Guaratinguetá, então acredito que para essas cidades como Lorena, Cachoeira e Cruzeiro vai ser muito benéfico”, ressaltou.

A Prefeitura ainda não tem informações sobre o tamanho da unidade e quais serviços devem ser oferecidos no município, mas as expectativas são para a inauguração no próximo semestre. “Dependemos ainda pra bater o martelo, como é que vão ser as conversas com o shopping e com governo do Estado também. Se viria só o Poupatempo ou se colocaremos outras situações que a gente sabe que o Poupatempo engloba, como o Detran”, explicou Fukuda.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?