Após atraso federal de quase três anos, Lorena inaugura CER

Centro Especializado em Reabilitação atende portadores de necessidades especiais; 17 cidades são beneficiadas na região

Estrutura disponibilizada no CER, entregue em Lorena; serviço passa atender 17 cidades da região (Foto: Divulgação PML)
Estrutura disponibilizada no CER, entregue em Lorena; serviço passa atender 17 cidades da região (Foto: Divulgação PML)

Lucas Barbosa
Lorena

Com um investimento federal superior a R$ 5 milhões, o CER (Centro Especializado em Reabilitação) foi inaugurado na tarde da última quarta-feira, em Lorena. Referência para 17 municípios da região, a unidade atenderá portadores de deficiência física, auditiva e visual.

Além do prefeito Fábio Marcondes e outras autoridades municipais, a cerimônia de inauguração do CER contou com a presença de familiares do médico gastroenterologista Antônio Fausto Reis, falecido no fim de março de 2018, que foi homenageado com o nome dado à unidade.

A escolha de Lorena para abrigar o aparelho federal ocorreu após uma série de tratativas entre Marcondes e representantes do Ministério da Saúde, em 2014.

Iniciada em maio de 2015, no bairro Santa Rita, a obra era prevista pelo Ministério da Saúde para ser concluída até o fim do primeiro semestre de 2016, o que não ocorreu devido a um congelamento dos repasses federais. Além da unidade de Lorena, as construções de outros 44 CER’s distribuídos pelo País também foram “emperradas” na época. Após mais de um ano paralisada, a edificação foi retomada em maio de 2017, em Lorena.

O CER integra a rede nacional de serviços voltados à pessoa com deficiência e oferecerá, a partir da próxima segunda-feira, atendimentos especializados em reabilitação auditiva, física e visual. Entre as especialidades oferecidas estão ortopedia, neurologia, oftalmologia, fisioterapia, otorrinolaringologia, terapia ocupacional, psicologia e fonoaudiologia.

O prédio conta com sala de cabine acústica, campo livre, reforço visual, equipamentos de avaliação audiológica, sala de orientação de mobilidade física e visual e salões para cinesioterapia (terapia com movimentos) e mecanoterapia (terapia com aparelhos mecânicos).

Além de dar mais detalhes sobre como funcionará o atendimento na unidade, a secretária de Saúde, Imaculada Conceição, ressaltou a importância da implantação do serviço. “A principal meta é que através do acompanhamento da equipe técnica os pacientes desenvolvam suas habilidades, ganhando futuramente mais independência para seguirem suas vidas. Além da reabilitação física, o CER atuará também na parte dos cuidados emocionais, já que a unidade será responsável por atender os moradores de Bananal até Guaratinguetá”, contou a secretária. “Temos a estimativa de contar com cerca de 65 mil pacientes. O serviço simbolizará um avanço regional imensurável no atendimento a este público”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?