Academia Lorenense de Letras e Artes abre calendário cultural com tarde lítero-musical

Evento reúne apresentações, exposições e lançamento de livro de artistas regionais

O ilusionista Harry Deck, durante apresentação em evento da Allarte, na escola municipal João Nery Marton, em Canas; programação definida (Foto: Juliana Aguilera)
O ilusionista Harry Deck, durante apresentação em evento da Allarte, na escola municipal João Nery Marton, em Canas (Foto: Juliana Aguilera)
Juliana Aguilera
Lorena
A Allarte (Academia Lorenense de Letras e Artes) inicia seus eventos anuais com a Tarde Lítero-Musical, com apresentações de acadêmicos e convidados.

O evento será realizado no Salão do Júri da Unisal, no próximo sábado, às 17h, com a presença de Diana Marino, Trio Amor e Canção e o show de ilusionismo de Harry Deck. A entrada é gratuita.

O público também poderá conferir as exposições “Sensações” e “O Palacete da Família Carrera”, a entrega do prêmio Profissional Lorenense para Pedrinho do Violão e o lançamento do livro “Diário da Casa Arruinada”, de Tiago Feijó. O evento contempla artistas da região.

Uma novidade da Allarte para 2018 é o projeto Arte da Fidelidade, que conta com um cartão preenchido a cada evento realizado. De acordo com o fundador e presidente da associação, Ildebrando Pereira da Silva, a ideia é premiar quem participa com frequência das atividades da Allarte. “No final do ano, nós oferecemos alguns prêmios como uma bicicleta, um tablet”, explicou Silva.

Eventos – O presidente da Allarte afirmou que a associação já tem o calendário de 2018 definido, e que serão sete sessões mensais solenes neste ano, que contarão com a participação de músicos, poetas, artistas plásticos, escritores. Podem se apresentar em eventos da associação tanto os acadêmicos já associados quanto o artista que se interessar em entrar em contato. O presidente exemplificou com o escritor Tiago Feijó, que lança seu segundo livro em evento da associação.

Outras duas datas destacadas foram o Prêmio Monteiro Lobato (que homenageará cinco mulheres da área das artes e educação da cidade), e o aniversário da Allarte, em setembro. Os eventos contam com ingressos para controle de lotação.

Parcerias – A Associação Lorenense de Letras e Artes mantém parceria com a Unisal desde 2016, quando os eventos começaram a ser realizados no teatro São Joaquim. Silva contou que existem parcerias de divulgação e algumas concessões feitas com a secretaria da Cultura de Lorena. “Normalmente quando temos eventos maiores, que tem troca de ingresso, eles fazem a troca na Casa da Cultura. Em 2017, nós tivemos algumas dificuldade, mas fizemos também contação de histórias nos parques da cidade”, lembrou.

A associação conta com patrocínios para eventos gratuitos ao público, mas busca, em 2018, apoio da Lei Rouanet para captar recursos e melhorar seus trabalhos.

Melhorias – O ator e diretor de arte da entidade estudantil “Teatreria Clube da Lua”, Thiago Eloy, elogiou as melhorias na divulgação da cultura em Lorena. “Nos anos 2000 eram poucos os eventos culturais e artísticos abertos para a população. Não havia quase nenhum incentivo para tal. Eles cresceram muito nos últimos anos”, afirmou.

Eloy elogiou o interesse por parte da secretaria da Cultura em promover o acesso à cultura e arte para a população de Lorena. “Temos exposições de arte, shows, teatro, apresentações musicais, aulas de dança e batalhas de rap acontecendo na praça Arnolfo Azevedo, no CSU (Centro Social Urbano) e na Casa da Cultura, todos ambientes abertos ao público”, destacou.

Mas ele lembrou da necessidade de ampliar esse acesso com mais eventos nos bairros. Outro ponto levantado pelo artista é o interesse de iniciativas privadas. “Gostaria muito que os comerciantes, empresários e prestadores de serviços de Lorena entendessem a importância da cultura e da arte e abraçassem mais essas causas”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?