Vereadores cobram informações sobre condições estruturais e de segurança ao redor Riverside em Guará

Prédio localizado no bairro Vila Paraíba segue desocupado, por determinação da Defesa Civil, desde maio de 2022; ruas ao entorno permanecem interditadas

 Edifício Riverside, no bairro Vila Paraíba, em Guará; prédio e ruas próximas seguem interditados (Foto: Fabiana Cugolo)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

A Câmara de Guaratinguetá voltou a debater a situação do edifício Riverside, no bairro Vila Paraíba, desocupado por determinação da Defesa Civil do Município no início de maio de 2022. Considerado de classe média alta, o prédio entrou em pauta em dois requerimentos apresentados na sessão da da última segunda-feira (6). O espaço segue desabitado e as ruas próximas ao local seguem interditadas.

O primeiro requerimento apresentado em relação ao tema é de autoria do vereador Fabrício Dias “Da Aeronáutica” (MDB). O segundo que questiona a segurança do Carnaval, por ser realizado nas proximidades da construção, assinado pelos vereadores Dani Dias (PSC) e Vantuir Faria (MDB).

Em discussão no plenário da Câmara, Fabrício da Aeronáutica destacou trechos do laudo técnico realizado pela empresa ‘Falcão Bauer – Centro Tecnológico de Controle de Qualidade’. Em parte do requerimento, de autoria do vereador, que solicita informações sobre as reais condições estruturais e a segurança de moradores e comerciantes das intermediações, o documento cita o inquérito civil público em andamento, que apura a situação e os riscos gerados por conta do edifício.

O requerimento frisa trecho de um ofício da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, que integra o Inquérito Civil Público. “… Com relação à vizinhança, no entorno do Edifício, foram identificados 36 imóveis e suas respectivas vias de acesso abrangido no raio de segurança para proteção da população em alto risco, os quais deverão ser desocupados com extrema urgência […] Situação já antevista pelo histórico de problemas, relatada através de inúmeros laudos produzidos desde 2019 (trecho do documento”.

Já o requerimento de autoria dos vereadores Dani Dias e Vantuir Faria questiona o poder público sobre medidas de segurança e precaução em relação a realização do desfile das escolas de samba que acontecem próximo ao edifício, na tradicional terça-feira de Carnaval, no próximo dia 21.
“O objetivo desse requerimento é a precaução, tendo em vista o desfile carnavalesco na avenida Presidentes Vargas. O Carnaval de Guaratinguetá é famoso, um evento em que participam pessoas de Guará e de outras cidades da região. Já estamos acompanhando todo o sistema de isolamento nas proximidades da ponte Adhemar de Barros e, agora, queremos saber como será durante o Carnaval, para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade local, de todos os frequentadores, dos carnavalescos, das pessoas que estarão nos carros alegóricos e vão desfilar nas escolas de samba”, explicou Faria.

O parlamentar destacou ainda que, mesmo com a alteração na logística do desfile, com redução do trajeto e distância do edifício, acontecendo na direção oposta da avenida, são necessárias medidas de segurança por parte da Defesa Civil e outros órgãos da Prefeitura.

Os dois requerimentos aprovados têm 15 dias para serem respondidos pelos órgãos questionados.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?