Soliva espera Estado por transferência de posto do Poupatempo

Moradores divergem sobre mudanças no Poupatempo de Guará, que pode ir para o shopping; localização e segurança são motivações para proposta

A atual sede do Poupatempo, no bairro do Pedregulho, em Guaratinguetá; Prefeitura prepara mudança (Foto: Arquivo Atos)
Posto instalado para atendimento no Pedregulho; prefeito tenta implantar mudança para o shopping (Foto: Divulgação PMG)

Larissa Diamantino
Guaratinguetá

Uma proposta debatida, desde o último ano, pela mudança de local do atendimento do Poupatempo em Guaratinguetá, voltou à pauta. Com a intenção de melhorar e otimizar os serviços, a Prefeitura tenta emplacar a ideia de mudá-lo para o shopping da cidade, plano que deve chegar em breve às mãos do governador João Doria (PSDB).

O projeto, que está em andamento desde o ano passado, foi abordado em reunião realizada na última quarta-feira, entre o presidente da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), Carlos André Arruda, e o prefeito Marcus Soliva (PSB), que apresentou um planejamento sobre o que seria o número de funcionários e replanejamento na logística de funções, devido a possível alteração no espaço.

O objetivo da administração municipal é solucionar os problemas com os flanelinhas que abordam usuários e funcionários, e diminuir o índice de criminalidade na região do posto, instalado para otimizar serviços que levavam tempo para serem atendidos, como a regularização de documentos essenciais como RG, CNH. “Além da acessibilidade e comodidade, a ideia é atender os usuários que vêm de outros municípios como Piquete, Queluz, Lorena e Aparecida”, explicou Soliva.

Moradora do Parque São Francisco 2, Denise Ximenes concorda com o prefeito pela dificuldade com a localização do posto. “Acho ótimo, pois muitos vêm de longe, com pouco dinheiro para resolver problemas, e o Pedregulho não acho um lugar acessível.”, opinou.

Hoje, com setenta postos fixos pelo estado de São Paulo, o Poupatempo é um projeto criado e implantado pelo Governo do Estado na gestão de Mário Covas (PSDB), em 1996, e administrado pela Prodesp. Em um único posto são mais de quatrocentos serviços. Em 2015, uma pesquisa feita pelo Portal do Governo do Estado revelou que 97% dos usuários aprovaram o atendimento prestado nas unidades do programa.

Apesar da aprovação em Guaratinguetá, há quem não se sinta beneficiado com as atuais mudanças propostas pelo prefeito. Para Jéssica Reis, moradora do São Manoel, o maior problema é o custo a ser pago no estacionamento do shopping, uma vez que acima de 15 minutos os usuários pagam R$ 5 por hora, e nos estacionamentos próximos à rotatória do Ícaro (estátua em alusão a personagem da mitologia grega instalada próxima à praça Brito Broca), onde está localizado atualmente o Poupatempo, são cobrados cerca de R$ 3 por hora. “Se não vão cobrar estacionamento, tudo bem. Deveriam solucionar o problema dos flanelinhas”, afirmou Cecília Silvia, moradora do bairro Campinho e formada em matemática pela FMU (Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas-SP). Receio que foi minimizado por Soliva. “Os usuários poderão utilizar o estacionamento interno ou usufruir do estacionamento no entorno do shopping, na praça Piratininga (Campo do Galvão)”, lembrou, argumentando sobre os benefícios da mudança proposta pela Prefeitura.

O prefeito afirmou que no local, que hoje recebe o Poupatempo, será implantada uma nova Unidade Básica de Saúde para a região do Pedregulho e Parque São Francisco, com horários de funcionamento das 7h às 22h.

O presidente da Prodesp, Carlos Arruda, frisou que seiscentas pessoas são atendidas na cidade, e devido ao crescimento contínuo, levará a proposta de mudança para o Estado. “Iremos levar essa ideia ao nosso governador João Doria, e ao chefe de governo, Rodrigo Garcia, para que todo esse estudo seja analisado e se, de fato, essa mudança irá melhorar a otimização dos atendimentos em Guaratinguetá.”, contou.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?