Seleção masculina de judô encerra treinos em Pinda

Time olímpico brasileiro passou pela cidade nesta semana e treinou pesado com foco no Rio de Janeiro

Alex Pombo aplica golpe em competição no Japão; Guará no Rio 2016 (Foto: Arquivo Atos)
Alex Pombo aplica golpe em competição no Japão; Guará no Rio 2016 (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
Pindamonhangaba

Sete dias após ser convocada, a Seleção Brasileira de Judô realizou uma semana de treinos intensos em Pindamonhangaba. O time vai disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em agosto e está em fase de aperfeiçoamento e trabalho pesado. Os judocas ficaram cinco dias na cidade e já retornaram para seus clubes de origem.

Durante a semana, os atletas realizaram treinos técnicos de luta em pé, conhecidos como “tachi waza”, e no chão, “ne waza”. Os judocas também realizaram simulação de lutas e exercícios de força e potência. As ações foram lideradas pelos senseis (técnicos) Luiz Shinohara, Yuko Fujii, Fulvio Miyata e Moacir Mendes.

Os judocas tiveram duas sessões diárias de treinos ao longo da semana. Somente na quarta-feira não houve trabalho, pois foi a folga dos atletas. Segunda e terça eles passaram por simulações de combate no mesmo horário que irão lutar nas Olimpíadas. A atividade ajuda a adaptação do atleta com o horário da disputa dos Jogos.

Após as simulações, os judocas realizavam sessões de luta no chão. O cansaço e desgaste físico dos judocas não amenizavam as atividades, já que essa era uma estratégia proposital, segundo o técnico Moacir Mendes. De acordo com o treinador, uma atividade intensa seguida de outra com a mesma intensidade simula melhor a realidade do combate.

Um dos representantes do time brasileiro nos Jogos do Rio, o judoca Rafael Buzacarini, contou a rotina de treinos intensa foi positiva. “O volume de treino foi muito bom e isso, para minha categoria que tem muito volume de luta, é fundamental. Além disso, o trabalho dos judocas de apoio também foi muito importante para que o treino rendesse”, contou o atleta da categoria meio-pesado.

A semana de treinamentos foi encerrada nessa sexta-feira e os atletas já retornaram para seus clubes de origem. A Seleção masculina volta a se reunir em Pindamonhangaba dos dias 4 a 8 de julho, para fazer o apronto final para a Olimpíada. Entre os judocas convocados está o guaratinguetaense Alex Pombo, da categoria peso leve (73 Kg). Aos 27 anos, essa será a primeira vez que Pombo disputará os Jogos Olímpicos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?