Santa Casa envia projeto ao Estado para ampliação de 20 leitos UTI

Proposta é encaminhada ao Estado para atender à demanda de alta complexidade da região na região

Carlos Pimentel
Guaratinguetá

A Santa Casa de Guaratinguetá enviou um projeto para a secretaria de Saúde do Estado que prevê a ampliação de 20 leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A proposta foi enviada a pedido da própria secretaria, que está readequando o sistema de saúde no Vale Histórico, com a adaptação das santas casas locais para o atendimento de média e alta complexidade para facilitar o acesso da população regional.
No mês passado, o deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV) se reuniu com o secretário de Saúde do Estado, David Uip, e com o adjunto Wilson Pollara, para debater a proposta de readequação, com a implantação de um hospital de alta complexidade. Inicialmente a proposta era que essa unidade fosse sediada no Hospital Frei Galvão, em Guaratinguetá, mas essa hipótese foi descartada.
A comissão de Saúde da Assembleia Legislativa também esteve na região e visitou as Santas Casas de Cruzeiro, Lorena e Aparecida e levou à secretaria um plano para melhorar o atendimento ao público e as condições de trabalho nestes pontos.
Segundo o administrador da Santa Casa de Guaratinguetá, João Marcos Romain, o Estado entende que a região tem carência de leitos UTI e precisa se deslocar por grandes distâncias para se tratar. “A demanda é grande. Só em 2015 atendemos mais de 300 pacientes de UTI da região, e tivemos ocupação total de UTI, o que às vezes, nos impossibilita de atender outros pedidos em função da grande demanda. Surgiu a oportunidade da ampliação de mais 20 leitos UTI, e estamos em negociação com o Estado”, comentou.
Romain ressaltou que a Santa Casa de Guaratinguetá já atende alguns procedimentos de alta complexidade na área de ortopedia, e as negociações com o Estado estão sendo feitas com cautela para que haja um equilíbrio entre o que o Estado quer e o que ele está disposto a reembolsar. “Estamos conversando para que fique bem claro quanto as regras quanto ao funcionamento, fluxo de funcionários, questão de recursos disponibilizados, necessidade de contratação de equipe médica e ampliação da infraestrutura. Para firmar o convênio precisamos de garantias, caso contrário será objeto de débito para a Santa Casa”.
Segundo o deputado, o secretário David Uip entende que o Vale Histórico é a região mais necessitada do Estado e quer encontrar uma solução o mais rápido possível. “É uma população sofrida, que precisa deslocar grandes distâncias para se tratar, e o secretário está preocupado com a situação e está em busca de melhorias para a região”, salientou.
O parlamentar salientou ainda que o atendimento regional de alta e média complexidade permite reduzir as dificuldades dos moradores de cidades mais distantes em garantir assistência médica. “Não podíamos aceitar que os pacientes saíssem de Bananal e Arapeí, por exemplo, para fazer quimioterapia em Guarulhos. Isso é desumano, pois as pessoas já estão fragilizadas pela doença e ainda precisam enfrentar a estrada, saindo de casa de madrugada e voltando só à noite”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?