Região tem cinco cidades entre as mais violentas do estado

Guará lidera taxa de homicídios dolosos nos últimos 12 meses; Caraguá e Pinda também enfrentam índice preocupante

Operação da Polícia Militar na RMVale; região segue com índice alarmante de homicídios (Foto: Arquivo Atos)
Operação da Polícia Militar na RMVale; região segue com índice alarmante de homicídios (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Regional

Dados divulgados pelo Estado na última semana apontam que a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) tem cinco munícipios, com mais de cem mil habitantes, entre os 15 mais violentos de São Paulo nos últimos 12 meses. As estatísticas revelam que Guaratinguetá possui a maior taxa de homicídios do estado.

Na metodologia utilizada por órgãos especializados em segurança pública para definir a taxa de vítimas de homicídios dolosos (quando existe a intenção de matar) por grupo de cem mil habitantes cada, são contabilizados os números correspondentes aos últimos 12 meses.

Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), cidades com média superior a dez assassinatos por cem mil moradores são classificadas como “zona endêmica” para a violência.

Analisando os dados entre outubro 2018 e setembro de 2019, o levantamento da SSP (secretaria de Segurança Pública do Estado) aponta que Guaratinguetá possui a maior taxa de assassinatos do estado, chegando a 22,3. Neste período, 27 moradores foram mortos, sendo outubro do ano passado o mês mais violento, com sete casos.

Na época, a Polícia Civil informou que a maioria das ocorrências foi motivada por disputas entre quadrilhas de traficantes de drogas. De acordo o último senso, realizado em 2010, a “Terra das Garças Brancas” possui uma população de 112.072.

Na sequência do “ranking da morte”, aparecem Caraguatatuba e Jacareí. Com uma população de 100.840, a cidade litorânea teve 24 homicídios no período, alcançando uma taxa de 20,0. Já a outra, que tem 211.214 moradores, contabilizou 35 assassinatos, obtendo uma média de 15,1.

Com 278.686 moradores, Taubaté, que teve 33 casos, é a nona mais violenta com uma taxa de 10,58.

Última cidade da RMVale entre as 15 com os índices mais preocupantes do estado, Pindamonhangaba é a 13ª colocada com uma taxa de 9,0. O município, que conta com uma população de 146.995, teve 15 homicídios dolosos nos últimos 12 meses.

2019 – Levando em conta somente o número de homicídios dolosos ocorridos nos primeiros nove meses do ano, a RMVale registrou 228 vítimas de homicídios dolosos.

Com 32 casos, São José dos Campos lidera o número de registros. Na sequência, aparecem Jacareí, que contabilizou 26 ocorrências, e Caraguatatuba com 22.

As demais cidades da região que tiveram mortes violentas foram: Aparecida (4), Caçapava (11), Cachoeira Paulista (3), Campos do Jordão (2), Canas (2), Cruzeiro (19), Cunha (3), Guaratinguetá (15), Igaratá (1), Lavrinhas (1), Lorena (13), Natividade da Serra (3), Pindamonhangaba (13), Piquete (1), Potim (3), Queluz (3), Roseira (2), São Sebastião (8), Taubaté (22), Tremembé (3) e Ubatuba (16).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?