Ranking federal coloca Lorena como o município com melhor atendimento na transparência pública do estado

Cidade conquista 23ª colocação em classificação nacional; apenas seis cidades da região obtém “notas azuis”

A rua Dom Bosco em Lorena; cidade é destaque em transparência pública (Foto: Arquivo Atos)
A rua Dom Bosco em Lorena; cidade é destaque em transparência pública (Foto: Arquivo Atos)
Lucas Barbosa
Regional
Um levantamento divulgado pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União apontou na última semana Lorena como a cidade paulista com a melhor política de transparência pública e prestação de contas em 2018. Em contrapartida, Cruzeiro obteve a décima primeira pior nota do estado.

Criada pelo Governo Federal em 2014, a EBT (Escala Brasil Transparente) é uma ferramenta de monitoramento da transparência pública que avalia a efetividade das ações desenvolvidas pelas prefeituras e governos estaduais na divulgação pela internet de dados administrativos como receitas, licitações, orçamentos, despesas, contratos, estrutura administrativa e acompanhamento de obras.

Durante a análise dos itens exigidos pela LAI (Lei de Acesso à Informação), o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União os avaliam em notas que variam de 0 a 10. Na sequência, a pasta estabelece a média que os estados e cidades atingiram nos indicadores de transparência pública.
Realizada entre julho e novembro, a EBT 2018 avaliou 691 municípios do País. O levantamento levou em conta apenas os que possuem mais de cinquenta mil habitantes.

Com a nota 9.51, Lorena foi classificada como a cidade mais transparente de São Paulo e a 23ª do Brasil. O prefeito Fábio Marcondes (sem partido) comemorou o resultado da avaliação. “Ter uma relação transparente com a população é primordial, torna o governo municipal mais participativo e mostra o nosso compromisso com o bom uso do dinheiro público”.

Os outros dois municípios paulistas mais bem avaliados foram Limeira (9.46) e Santos (9.33). Além de Lorena, as cidades do Vale do Paraíba que alcançaram média superior a 5 no EBT foram Taubaté (9.25), Jacareí (8.76), Guaratinguetá (6.51), Caçapava (6.25) e São José dos Campos (5.45).
Já na contramão das cidades vizinhas, Cruzeiro ficou abaixo da média, contabilizando a nota 3.63. O índice colocou o município na posição 617 do ranking nacional.

Também obtiveram resultados negativos na região as cidades de Atibaia (4.69) e Campos do Jordão (3.84).

Top 10 – De acordo com a EBT, os dez munícipios que realizaram as    melhores políticas de transparência pública e prestação de contas no País em 2018 foram Serra-ES (9.95), Oriximiná-PA (9.92), Vitória-ES (9.85), Vitória da Conquista-BA (9.8), Vila Velha-ES (9.77), Recife-PE (9.76), Juruti-PA (9.71), Sarandi-PR ( 9.71), Curitiba-PR (9.67) e Aracruz-ES (9.64).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?