Pesquisa do Estado traça perfil turístico para privatização de aeroporto de Guará

Rotas e possíveis conexões de voos com Guarulhos e São Paulo podem ser implantadas; programa de desestatização contempla Edu Chaves

Em 2019, Soliva recebeu comitiva que debateu planos para Edu Chaves; aeroporto segue com projeto de desestatização (Foto: Reprodução PMG)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

O Governo do Estado de São Paulo estuda as possíveis rotas de voos e conexões, além do público, com a privatização do aeroporto Edu Chaves, de Guaratinguetá. O espaço é um dos 22 que faz parte do projeto de desestatização, anunciado pela gestão João Dória (PSDB). Uma pesquisa do Estado está sendo aplicada em municípios como Guaratinguetá.

O documento tem como finalidade traçar o perfil do público usuário do transporte aeroviário, seja ele residente na região, ou turista que vem ao Vale do Paraíba. A pesquisa analisa os principais destinos turísticos em outras regiões do Estado, dos moradores do Vale, e quais atrativos turísticos o visitante busca ao vir à região.

Secretário de Indústria, Comércio e Gestão de Convênios, Rodrigo Muassab, explicou quais os objetivos da pesquisa. “Com a pesquisa, esperamos colocar para eles (Estado) a viabilidade do aeroporto Edu Chaves ter voos regionais e sub-regionais. É uma ideia inicial, de fazer voos de Guaratinguetá para Guarulhos, dois voos por dia, um saindo de manhã de Guarulhos. Isso daria em torno de quarenta minutos de viagem. E outro no final do dia. É uma possibilidade que vem crescendo”, exaltou.

Além de conhecer o público consumidor do transporte aéreo, a pesquisa pode ser utilizada para fomentar a busca por empresas parceiras para o município, como companhias aéreas e agências de turismo e viagens. A pesquisa foi postada online no site da Prefeitura, no guaratingueta.sp.gov.br com link no canto direito da home), e permanece aberta durante as próximas três semanas.

Desestatização – Realizado desde dezembro, o programa que vai privatizar o aeroporto Edu Chaves ainda não avançou. A empresa norte-americana IOS está elaborando a modelagem do certame licitatório para o Governo do Estado. Posterior a isso, o Estado definirá se o processo será voltado para apenas uma gestora ou um grupo de empresas gestoras.

“A IOS já esteve em Guaratinguetá, fez o estudo na aeroporto Edu Chaves, Apresentando ao governador João Dória, ele fará o anúncio desse modelo e quais serão os aeroportos a participar do programa”, afirmou. “Estamos com o pé no chão quanto a isso”, concluiu Muassab.

O prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva (PSB), retorna de férias na próxima semana, com reuniões agendadas com Muassab, antes de ir até São Paulo se reunir com a secretaria de Turismo do Estado, para atualizar a privatização do aeroporto.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?