Para facilitar solicitações de reparos, Prefeitura lança aplicativo “Ilumina Guaratinguetá”
Ferramenta deve auxiliar o morador no registro de demandas relacionadas a lâmpadas do município
Fabiana Cugolo
Guaratinguetá
Em evento realizado na última quarta-feira (23), foi lançado o aplicativo “Ilumina Guaratinguetá”. A ação da Prefeitura tem como objetivo de facilitar os pedidos relacionados a reparos. Desde março deste ano, O Município, após tratativas com a EDP, assumiu o atendimento de serviços referentes ao parque de iluminação.
O aplicativo, disponível para download gratuito para os sistemas Android e iOS, permite registros como lâmpadas apagadas à noite, instalação de luminária, lâmpadas oscilando e lâmpadas acesas durante o dia.
Anteriormente, as solicitações de manutenção eram registradas por meio do telefone 156, em parceria com a Saeg (Serviço de Água, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá). Agora, com a nova aplicação, o morador deve instalar o aplicativo em seu celular e fazer o cadastro com seus dados e endereço. Após o registro, será gerado um protocolo e o usuário poderá acompanhar o andamento da solicitação.
Em entrevista ao Jornal Atos, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Marco Antônio de Oliveira, o Major Oliveira, destacou que com a novidade, a gestão busca melhorar a qualidade do atendimento. “Nós contratamos uma empresa específica no atendimento. Há várias opções para que a pessoa possa estar fazendo contato e sua solicitação, uma delas é o aplicativo, e também o 0800 001 3021, onde a pessoa faz de forma gratuita o contato”, explicou o secretário, que adiantou que, em breve, será lançada mais uma opção de contato, o Chatbot. O investimento mensal da Prefeitura na nova aplicação deve girar em torno de R$ 8 mil.
Ainda de acordo com o responsável pela pasta, a secretaria recebe as solicitações de ordem de serviço diretamente da empresa de atendimento, e atua com duas equipes de manutenção durante o dia e uma para a noite. “A demanda segue alta, no entanto, nós temos buscado reduzir cada vez mais o tempo de reparo, que estava em torno de trinta dias e já conseguimos fazer alguns reparos entre 8 a 12 dias. Com isso, a nossa pretensão, é diminuir ainda mais essa questão de tempo que a equipe vai levar para estar atuando”, detalhou. “Interessante destacar, que essa equipe da noite também faz uma ronda preventiva, ou seja, passando pela cidade, e visualizando um ponto apagado, sem nenhum tipo de solicitação, ela já executa a troca da lâmpada”, frisou.
Além do aplicativo, as solicitações de reparo na iluminação pública também podem ser realizadas de forma presencial, na secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, na Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, nº 793, no bairro Campo do Galvão.