Pacientes cobram ampliação de agendamento de consultas por telefone em Guará

Secretaria de Saúde amplia sistema, mas segue com dificuldade de atender demanda; congestionamento derruba linhas

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Na semana em que a secretaria de Saúde de Guaratinguetá abriu dez linhas telefônicas para marcação de consultas, a Prefeitura teve uma indicação de que ainda está longe de atender à demanda da cidade. Uma série de pacientes não tem conseguido sucesso quando a missão é conseguir agendar atendimento na rede pública municipal.

“Eu tentei essa semana, mas não consegui. Liguei durante muito tempo, e não chamava, dava ocupado, toda ligação. Não sei o motivo disso acontecer, mas não é a primeira vez que tento e acabo não conseguindo no dia”, contou Maria Elisabete Torres, moradora do bairro Vasco da Gama.

Outro paciente que já perdeu a paciência, Benedito Oliveira, do bairro do Campinho, disse que já desistiu de tentar o agendamento por telefone. “Antes eu ate tentava marcar, mas nunca consegui. Só pessoalmente. Essa semana tentei de novo, mas, mais uma vez, não deu. O jeito é ir ao centro de saúde, que fica no centro”.

Para Soraia Aparecida é preciso melhorar o atendimento. “Se as linhas ficam ocupadas, alguma coisa deve ser feita. Agilizar os atendimentos ou ampliar o número de telefones à disposição de quem precisa marcar consultas por telefone”, contou a moradora.

De acordo com a secretaria de Saúde, o grande número de ligações feitas aos números gerou uma pane no sistema responsável pelo serviço. A secretária Maria Goret Gonçalves garantiu que o atendimento já foi normalizado. “Não sei se essa é uma reclamação geral ou pontual, mas o que acontece quando a gente o agenda uma determinada data todos os munícipes procuram pelo agendamento e acabam travando as linhas, pois eles querem marcar no dia com medo de não conseguirem. São dez terminais e todos ficam ocupados”, argumentou.

Em maio, o número de linhas telefônicas para o agendamento de consultas foi ampliado de seis para dez. Mas o aumento não tem sido capaz de suprir todas as ligações. Segundo a secretaria, toda primeira semana de abertura dos ramais, há um congestionamento intenso nas linhas.

Nesta semana, alguns moradores procuraram pelo agendamento telefônico e não tiveram êxito.

Com a sobrecarga no sistema, a secretária pediu para que o morador que precisar de atendimento municipal de saúde busque outra alternativa. “Recomenda-se que vá até a UBS (Unidade Básica de Saúde) do seu bairro ou região, ou vá ao Centro de Saúde. Na UBS, já é feita uma planilha e eles mesmos entram em contato com o paciente por telefone”.

Exames – Maria Goret também foi questionada sobre a marcação de exames de sangue e oftalmologista. De acordo com a secretária, o paciente que precisar passar pela análise de um oftalmologista deve agendar a consulta pessoalmente no Centro de Saúde, munido do encaminhamento médico para o exame. Ela negou que haja uma demora excessiva no agendamento de exames de sangue.

Leia também: SECRETÁRIA DE SAÚDE REVELA AINDA TENTAR FREI GALVÃO, MAS NÃO DESCARTA AÇÃO

Compartilhar é se importar!

Um comentário em “Pacientes cobram ampliação de agendamento de consultas por telefone em Guará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?