Nova ETE do Pedregulho inicia operação com tecnologia norueguesa no tratamento de esgoto
Estação, que passa a operar na próxima sexta-feira, aumenta em 11% o tratamento de esgoto em Guará
Da Redação
Guaratinguetá
A CAB Ambiental, responsável pela coleta e tratamento de esgoto em Guaratinguetá, apresentou na última quarta-feira a nova ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do bairro Pedregulho. A primeira fase da Estação está programada para ter início na próxima sexta-feira.
Na primeira etapa, com investimento de cerca de R$11,3 milhões, a estação atenderá a toda a região oeste da cidade, tendo capacidade para expandir os atendimentos futuramente. O local vai utilizar uma tecnologia norueguesa, o MBBR.
De acordo com o diretor regional da CAB, Thiago Python, a empresa fez um estudo para aperfeiçoar a coleta e tratamento de esgoto. “Quando a gente chegou à tecnologia original, era uma tecnologia muito antiga. Pesquisamos diversas tecnologias e chegamos ao consenso sobre o MBBR. O custo benefício é bem parecido. O grande diferencial é a capacidade de você aguentar esse incremento de esgoto que chega, que pode ser muito variável”.
Inicialmente, a ETE do Pedregulho vai aumentar em 11% o tratamento de esgoto na cidade. A estação contará com um tanque, dividido ao meio, que tratará cerca de 130 litros de esgoto por segundo com muito mais biomídia, que aumenta a superfície específica. O diretor explicou que haverá muito mais colônias de bactérias tratando do esgoto no mesmo metro cúbico original.
O sócio e diretor da empresa Memphis, que será a responsável pela implantação do sistema, Rubens Francisco Júnior, esclareceu como funciona o MBBR. “Ela funciona com a colocação, dentro de tanques aerados, de um material suporte para crescimento de microrganismos. Esse microrganismo, vai comer, vai se alimentar da matéria poluente presente no esgoto, e dessa forma, a gente consegue um grau de remoção de poluentes superior a 90%”.
A Estação de Tratamento de Esgoto do Pedregulho entra em operação na próxima sexta-feira, dia em que está marcada a inauguração do local.
PPP – Desde 2008, após uma Parceria Público Privada, a CAB é responsável pelo sistema de esgotamento sanitário em Guaratinguetá, e tem como meta atender 100% da população em coleta de esgoto até 2020, e 100% em tratamento de esgoto até 2024.