Contra a dengue, Guará e Lorena iniciam cronograma de combate

Agentes de controle das endemias passam a vistoriar residências a partir desta semana; programação do Cata Bagulho volta à ativa

Materiais são separados do lado de externo das residências, para a retirada do Catabagulho (Foto: Reprodução PMG)

Bruna Silva
RMVale

De olho no combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Guaratinguetá começou, nesta segunda-feira (8), as vistorias dos agentes de controle de endemias. A ação visa fortalecer o enfretamento à doença no município, em meio à luta contra o novo coronavírus. Em Lorena, o trabalho atende o Bairro da Cruz, o maior da cidade.

De acordo com a cronograma semanal, os bairros Campo do Galvão, Charque, Matadouro, Vila Indiana, Vila Molica, Jardim Aeroporto e São Manoel serão os primeiros a receberem as visitas dos agentes de controle de endemias, neste ano. Apesar de estabelecer um cronograma para atendimento dos moradores, os responsáveis afirmam que pode haver alterações na programação devido à imprevistos como notificações de casos suspeitos e confirmados de dengue ou mudanças climática.

O objetivo é que durante as ações os trabalhadores desenvolvam ações de prevenção e controle do mosquito que causa doenças como dengue, zika e chikungunya. No último ano, a secretaria de Saúde da cidade registrou mais de 3,1 mil casos de dengue. Os bairros mais afetados foram: Pedregulho, Jardim do Vale I, Nova Guará e Parque São Francisco. Neste ano, somente um caso foi identificado até o momento.

Devido à pandemia, o modo de trabalho dos agentes se restringe à área externa. Além de manterem a distância de segurança em dois metros, eles utilizam mascara de proteção e álcool em gel para higienização.
O período chuvoso, característico do início de ano, aumenta o alerta, tendo um agravante: a sobrecarga dos atendimentos na rede de saúde devido à pandemia da Covid-19. Em caso de apresentação de sintomas de dengue, a orientação é que o morador busque atendimento na unidade de saúde mais próxima.

Ainda no último sábado, a gestão municipal retomou as atividades da Operação Catabagulho em três bairros, Pedreira, Alto São João e Residencial Fernandes Coelho. Cerca de 18 caminhões carregados com materiais descartados pelos moradores foram encaminhados aos PEV’s (Posto de Entrega Voluntária). A medida também integra a campanha municipal contra a doença com a intenção de eliminar possíveis criadouros do mosquito ou até mesmo de abrigo para animais peçonhentos.

Lorena – A secretaria de Saúde divulgou o trabalho de nebulização que tem passado pelo Bairro da Cruz. A ação é coordenada pela equipe de Vigilância Epidemiológica, com início nesta terça-feira (9), com passagem pela região cortada pela rua Olavo Bilac, no Bairro da Cruz, além de quarteirões próximos.

A nebulização conta com equipamentos e produtos especializados, agentes uniformizados (também com crachás), aptos a aplicarem o inseticida dentro das residências, após autorização dos moradores. Ao todo, a equipe possui aproximadamente vinte profissionais.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?