Idosos cobram isenção de taxa da Zona Azul em Guará

Portadores de necessidades especiais também são deixados de ‘escanteio’; vereador apresenta projeto para extinguir cobrança

 

Lucas Barbosa

Guaratinguetá

Comerciante com mais de 65 anos estaciona veículo em vaga comum; reivindicação da 'melhor idade' pede vaga reservada próximo a parquímetro (Lucas Barbosa)
Comerciante com mais de 65 anos estaciona veículo em vaga comum; reivindicação da ‘melhor idade’ pede vaga reservada próximo a parquímetro (Lucas Barbosa)

Desde o início da reimplantação da Zona Azul em Guaratinguetá, o funcionamento do sistema de tarifa vem sendo cercado de polêmicas. Deixados de ‘escanteio’, idosos e portadores de necessidades especiais cobram da Prefeitura , isenção na cobrança do estacionamento rotativo.

Em fevereiro, um levantamento feito pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) apontou que Guará possui atualmente uma frota de 63.602 veículos.

Com um número considerável de automóveis circulando diariamente, achar uma vaga para estacionar no Centro era uma missão quase impossível para a maioria dos motoristas.

Para tentar reverter este quadro, a Prefeitura concluiu em maio o processo licitatório para a contratação da empresa que seria responsável pela instalação de parquímetros nas áreas centrais do município.

Vencedora da licitação, a empresa AC Park, que gerenciará a Zona Azul por dez anos, instalou há cerca de três meses, 25 parquímetros e disponibilizou 933 vagas para o estacionamento rotativo.

Em entrevista na época da instalação, o secretário de Trânsito e Transportes, Marcelo Pazzini, ressaltou que além de uma maior rotatividade a Zona Azul tinha como objetivo dificultar a atuação de ‘flanelinhas’ nas áreas mais movimentadas do município.

Desde a retomada do sistema, a falta de isenção da tarifa para idosos e portadores de necessidades especiais, vêm desagradando grande parte da população. “É muito deselegante cobrarem estacionamento da gente. A lei brasileira garante isenção para idoso em um monte de coisas, porque merecemos. A Prefeitura deveria falar com essa empresa para eles pararem de cobrar. Além disso, é mais feio ainda eles cobrarem dos deficientes físicos que tem dificuldade para se locomoverem até o parquímetro”, criticou o aposentando, Carlos Miguel Mello, 67 anos.

A aposentada Vera Cruz Vieira, 71 anos, classificou como vergonhosa a cobrança da taxa. “Sou nascida e criada em Guará e ao longo da minha vida contribui com dezenas de impostos municipais que nunca foram revertidos em melhorias para o povo da cidade. Agora, eles não ficam nem ‘vermelhos’ em cobrar da gente um dinheiro para estacionar”.

Legislativo – O vereador Marcus Soliva (PSL), apresentou um projeto autorizativo, em que os parlamentares autorizam o prefeito Francisco Carlos (PSDB) a conceder a isenção a idosos e portadores de necessidades especiais da cobrança do estacionamento rotativo. “A Prefeitura já deveria desde o início ter concedido a isenção, isto é bom senso. É uma falta de respeito os portadores de necessidades especiais e os idosos, com problemas de locomoção, serem obrigados a se deslocar até os parquímetros. Em breve, este projeto entrará em votação, para que os vereadores possam discutir os benefícios desta medida”, ressaltou Soliva.

Executivo – O Jornal Atos encaminhou diversas perguntas á Prefeitura sobre o tema abordado nesta matéria, mas até o fechamento desta edição nossa demanda não foi atendida.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?