Guaratinguetá registra maior abertura de postos de trabalho até novembro

Em 11 meses, cidade tem 492 novas oportunidades abertas; Aparecida tem maior queda de vagas na comparação com 2016

Cartaz indica vaga aberta no comércio de Guaratinguetá; cidade é destaque em levantamento do Caged (Foto: Juliana Aguilera)
Cartaz indica vaga aberta no comércio de Guaratinguetá; cidade é destaque em levantamento do Caged (Foto: Juliana Aguilera)

Juliana Aguilera
Guaratinguetá

O ano começou com perspectivas de recuperação na economia e abertura de postos de trabalho, depois de um 2017 preocupante. Ainda sem as informações de dezembro, o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) apontou para alta em parte dos municípios da região.

Uma das cidades que tiveram saldo positivo foi Guaratinguetá, que abriu 391 novas vagas na área de administração pública. O número é o maior entre as cidades da microrregião. O pior resultado foi na área de serviços, com 128 vagas fechadas.

O levantamento compreende oito áreas de atuação: comércio, indústria de transformação, extração mineral, serviço industrial de utilidade pública, construção civil, serviços, administração pública e agropecuária.

Lorena também teve saldo positivo. Foram 397 postos abertos, 286 somente na área de administração pública. Apesar do número, a cidade fechou 121 postos na construção civil.

Cachoeira Paulista registrou um aumento de 160 vagas na área de serviços, que compreende ensino, alimentação, manutenção, administração de imóveis, entre outros. A cidade fechou 31 vagas na área da construção civil.

Pindamonhangaba, Cruzeiro e Aparecida tiveram saldo negativo, segundo o levantamento. Apesar de ter criado 202 novas oportunidades na área da indústria de transformação, Pinda fechou empregos em todos demais setores, sendo 78 somente no de serviços. O município fechou novembro com menos 52 postos de trabalho.

Já Cruzeiro teve o maior número de vagas fechadas na área da indústria de transformação, com baixa de 139 postos. Os demais setores tiveram pouca movimentação, sendo o destaque apenas para a administração pública, com trinta novos postos.

A cidade de Aparecida registrou a maior queda no número de postos de trabalho: 220 vagas foram fechadas, 211 somente na área de indústria de transformação. O setor que mais contratou foi o de comércio, com saldo positivo de 38 novas vagas.

No Ranking Municipal de Empregos da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), censo 2016, Guaratinguetá aparece na melhor colocação entre as cidades da microrregião, em 65º lugar entre as cidades do Estado de São Paulo. Pindamonhangaba está logo abaixo, na 66ª colocação, seguido de Lorena em 102º, Cruzeiro em 106º e Aparecida em 137º. O censo de 2017 será divulgado ainda no início de 2018.

Média nacional – Apesar das mudanças nas regras de contratação promovidas na reforma trabalhista sancionada pelo presidente Michel Temer em julho de 2017, foram fechadas 12 mil vagas de trabalho em novembro, em todo o País. A região que mais registrou saldo negativo foi a Sudeste: 16,4 mil postos foram fechados.

A melhor colocação está para a região Sul, que criou 15,1 mil novas vagas. Em nível nacional, o setor que mais cresceu foi o do comércio, com criação de 68 mil postos. Todos os demais tiveram baixa, em especial o da Indústria da Transformação, que fechou 29 mil vagas.

O Estado de São Paulo teve a pior colocação na relação funcionários admitidos e desligados, contratando, em 2017, 327 mil novos trabalhadores e demitindo 345 mil. Apesar da baixa, os valores nacionais são 0.78% maiores do que dezembro de 2016. O Ministério do Trabalho projeta para 2018 um crescimento econômico de 3%, com a criação de mais de 1 milhão e meio de postos de trabalho.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?