Guaratinguetá impulsiona turismo com o primeiro trecho do Circuito Cicloturístico do Vale Histórico

Rota passa por nove cidades da região, com início no centro histórico de Guará até Bananal; fomento ao comércio, rede hoteleira e gastronômica

Placa disposta na inauguração do Circuito do Cicloturítico em Guará; cidade impulsiona turismo (Foto: Fabiana Cugolo)

 Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

Buscando ampliar o turismo, Guaratinguetá passa a contar com mais uma opção de lazer, esporte e saúde, o primeiro trecho do Circuito Cicloturístico do Vale Histórico. Inaugurada em novembro, a rota é composta por 42,5 quilômetros de percurso. Região aguarda aprovação do Estado para integrar mapa cicloturístico estadual.

A etapa inicial da rota começa na Praça Condessa de Frontin, no Centro de Guaratinguetá e segue até Cachoeira Paulista. A associação de ciclismo e esportes de aventura, idealizadora do projeto, a‘GuaraBikers’ apresentou a ideia na Câmara e amadrinhada pela vereadora Dani Dias (PSC) teve a aprovação dos vereadores em junho e a sanção do prefeito Marcus Soliva (PSC), no mês seguinte.

A rota inicia e termina em Guará, passando por cidades como Lorena, Canas, Cachoeira Paulista, Silveiras, Areias, São José do Barreiro, Arapeí e Bananal. De acordo com o presidente do GuaraBikers, a rota pode ser percorrida em qualquer momento do ano, por qualquer pessoa, devido a sinalização já instalada no primeiro trecho (Guaratinguetá, Cachoeira Paulista e Silveiras) e que futuramente será implantada pelas demais cidades do trajeto. “É uma rota relativamente longa, de 410 quilômetros de extensão. As pessoas vão levar alguns dias para percorrer todo esse trajeto. A intenção é fixar o ciclista em toda a região do Vale Histórico, durante este período que pode levar de cinco a sete dias, onde ele vai se hospedar nas cidades, conhecer as belezas naturais do Vale, como, cachoeiras, montanhas e estradas vicinais”, explicou Alves.

Atualmente, tramita pela Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), um projeto de lei apresentado em agosto pelo deputado estadual Sergio Victor (NOVO), que institui o ‘Circuito Cicloturístico do Vale Histórico’ em âmbito estadual. O circuito passará por ciclovias, mas terá sua maior parte realizada em estradas de terra.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?