Guará retoma obras do Mercadão, rua Doutor Martiniano e inicia largo da Matriz

Trabalho tem foco na fomentação do turismo; recursos do Dade e emenda parlamentar financiam melhorias

Sede do mercadão de Guará, que passa por obras, iniciativa tem o intuito de reaquecer economia por meio do turismo (Foto: Fabiana Cugolo)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

Depois de enfrentar transtornos por conta da empresa que venceu a licitação para a obra do Mercado Municipal de Guaratinguetá, a Prefeitura retomou o trabalho no local há algumas semanas, agora sob tutela da Codesg (Companhia de Desenvolvimento de Guaratinguetá). O Município já conseguiu dar novo prazo para a entrega do espaço.

A antiga prestadora de serviços enfrentava problemas para a retomada do trabalho em razão de repasses não concluídos pelo Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), que custeia a obra. A região central conta com outras obras que serão retomadas em breve, como, o largo da igreja Matriz de Santo Antônio, a rua Doutor Martiniano e o Receptivo Turístico.

Nas primeiras semanas da volta ao trabalho no Mercadão, as bancas dos permissionários receberam um novo padrão. Os trabalhos estão hoje na fachada, forro e parte do piso definitivo. Por se tratar de um prédio centenário da cidade, segundo o Turismo, problemas estruturais estão sendo encontrados durante o processo, o que deixa, até o momento, o prazo para finalização indefinido.

Outras obras que envolvem o Centro Histórico de Guaratinguetá, como a estruturação da rua Doutor Martiniano, que terá o alargamento de calçadas, e o largo da igreja Matriz de Santo Antônio que será ampliado.

O secretário de Turismo, Mário Augusto Nunes, o Marinho, lembrou que as obras fazem parte da fase quatro do projeto, que também sofreu atrasos pela pandemia. “Nós tivemos uma paralização da obra na rua, onde agora, foi feito um reequilíbrio contratual pela empresa, amparado legalmente pela legislação de licitação em vigor. A empresa Fernandes Rodrigues, por intermédio do engenheiro responsável já está em contato conosco e com a secretaria de administração, e, consequentemente com todos que estão envolvidos, para que ele reassuma a obra após transposição dos postes pela EDP”, explicou.

A obra na praça Santo Antônio, conhecida como largo da Matriz, teve início no último dia 23. A secretaria de Planejamento trabalha no projeto para a revitalização, com ampliação, que visa melhorar a locomoção de turistas. “Isso dará mais segurança e pode garantir outros serviços aos fieies que buscarem a igreja”, destacou o prefeito Marcus Soliva (PSC).

A obra no local conta com o recurso de uma emenda parlamentar de R$ 200 mil, indicada pelo deputado federal Vanderlei Macris (PSDB), com articulação do subsecretário da pasta João Pita Canettieri. A Prefeitura de Guaratinguetá irá completar o valor da obra.

O futuro Receptivo Turístico de Guaratinguetá também está incluso neste projeto de obras. O espaço será localizado ao lado do Senac e contará com bolsão de estacionamento com foco no recebimento de turistas, que serão orientados por guias. “Já estamos em um processo documental de rescisão com a empresa que abandonou a obra, bem como, a assunção por parte da Codesg. Quem passa pelo local já observa uma obra totalmente limpa, preparada para a retomada. Bombas de drenagem já estão sendo feitas no túnel. A Codesg já desenvolve um trabalho de retomada, para colocação definitiva das bombas de drenagem e dos elevadores que serão utilizados para a acessibilidade de pessoas com deficiência”, destacou Nunes.

A secretaria projeta a retomada das obras no Receptivo Turístico nas próximas semanas e tem a expectativa de inauguração no mês de outubro, assim como as mudanças na rua Doutor Martiniano e o largo da Matriz. Sobre os valores, ainda de acordo com Nunes, por conta das paralisações nas obras e da pandemia, aconteceram reajustes nos custos de materiais e os contratos serão atualizados.

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?