Guará promete hospital de campanha até começo de julho

Prefeito fez nova projeção de inauguração para estrutura com trinta leitos; obras estão na reta final

Obra do novo PS de Guaratinguetá; Prefeitura promete entrega de Hospital de Campanha para próximo mês (Foto: Marcelo A. dos Santos)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

O Hospital de Campanha de Guaratinguetá deve ser inaugurado oficialmente entre o fim de junho e início de julho. A promessa foi feita pelo prefeito Marcus Soliva (PSC), que garante que o ritmo das obras está acelerado e os trabalhos entraram na reta final. A unidade servirá como ponto de atendimentos exclusivos a casos suspeitos e confirmados de novo coronavírus.

As obras haviam sido interrompidas no último dia 10, após um operário morrer com sintomas de Covid-19. O trabalhador havia passado mal na semana anterior, foi internado mas faleceu no domingo seguinte (7). O exame teve testagem negativa para novo coronavírus e foi divulgado na última sexta-feira (12). Após a divulgação, foi feita higienização do prédio do Hospital de Campanha para que as obras fossem retomadas.

O prefeito afirmou que falta pouco para a entrega da unidade. “Da parte de alvenaria, estamos com 90%, 95% pronto. Falta pouca coisa, pintura, parte elétrica está terminando de fazer. Estamos aguardando a chegada de tubulações de oxigênio, que está bem encaminhada. As camas já foram compradas e estamos aguardando a entrega”.

Inicialmente, a previsão de entrega do Hospital de Campanha era para maio. Depois foi feita uma nova projeção para inauguração dos atendimentos em junho. Agora, a Prefeitura informou que pode inaugurar a unidade na segunda quinzena deste mês ou no começo de julho. O hospital terá trinta leitos, sendo vinte para enfermaria e dez para UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Foram solicitados dez respiradores ao Governo do Estado.

“Nós estamos tentando inaugurar na segunda quinzena de junho, mas se não der, no começo de julho”, afirmou. “Nós estamos com uma situação, aqui em Guaratinguetá, controlada, graças às medidas que temos adotado, como isolamento, obrigatoriedade do uso de máscaras, que saímos 30 dias na frente do Governo do Estado e medidas de desinfecção de ruas, que temos feito praticamente todos os dias”, concluiu Soliva.

O prédio que vai abrigar o Hospital de Campanha é uma parte do prédio que está sendo transformado em UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Atualmente os casos de emergência e urgência são atendidos no Pronto Socorro, que fica anexo ao Hospital Frei Galvão. Com a futura inauguração da UPA, o PS vai deixar o Frei Galvão e os atendimentos serão concentrados na UPA, que fica ao lado da Santa Casa.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?