Guará é beneficiada com programa estadual que facilita acesso à zona rural

Sistema digital inclui mais de setecentos imóveis em principais aplicativos de mapas e rotas; medida facilita escoamento de produtos

Reunião entre representantes da prefeitura e Governo do Estado, que apresentou projeto de acessibilidade para estradas rurais em Guará (Foto: Divulgação PMG)

Da Redação
Guaratinguetá

Mais de setecentos donos de imóveis na zona rural de Guaratinguetá ganharam um motivo para comemorar nesta semana. Após parceria com a Prefeitura, o Governo do Estado concluiu a inclusão das propriedades em um sistema tecnológico de mapeamento que facilita o acesso aos endereços.

Contando com as presenças do prefeito Marcus Soliva (PSC), do subsecretário estadual de Agricultura, Orlando Melo, e da diretora do IEA (Instituto de Economia Agrícola), Priscilla Fagundes, a cerimônia de entrega do mapa digital da zona rural da cidade foi realizada na manhã da última segunda-feira (19) no paço municipal.

De acordo com o Executivo, no fim do primeiro semestre deste ano foi encaminhado ao Estado um estudo de mapeamento das estradas rurais da cidade. Na sequência, técnicos da secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento e da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) utilizaram um sistema digital para reunir as informações levantadas pela Prefeitura com as da base de dados estadual obtidas por meio de uma ferramenta de georreferenciamento, traçando assim o “endereço digital” de 719 propriedades rurais.

A ação possibilitou a emissão de códigos alfanuméricos, que são informações resumidas da localização com base na latitude e longitude, que podem ser inseridos em aplicativos como Google Maps e o Waze, permitindo a identificação de rotas que levam até os imóveis. A novidade, viabilizada através do programa estadual Rotas Rurais, facilitará a chegada de veículos responsáveis pelo escoamento da produção agrícola e também de serviços públicos como a Polícia Militar e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

O produtor rural de Guaratinguetá interessado em ter acesso ao “endereço digital” de sua propriedade deve entrar em contato com a secretaria de Agricultura através do telefone (12) 3125-1902.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?