Guará comemora ampliação na Liebherr Aerospace com investimento de R$ 300 milhões

Expansão garante construção de galpão industrial de 12 mil m²; projeção da empresa é de que trezentos empregos sejam gerados

Evento de anúncio que com a presença de autoridades, como o governador do Estado, em exercício, Felicio Ramuth (Foto: Fabiana Cugolo)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

Representantes da Liebherr no Brasil, do Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de Guaratinguetá, anunciaram na última quinta-feira (9), a ampliação do complexo fabril na cidade. O investimento na expansão da Liebherr Aerospace será de R$ 300 milhões, com a construção de um galpão industrial de 12 mil m².

O evento contou com a presença de autoridades como o governador do Estado, em exercício, Felicio Ramuth (PSD), do prefeito de Guará, Junior Filippo (PSD), da presidente da Câmara, Rosa Filippo (PSD), além de prefeitos, deputados e vereadores da região. Entre os representantes da Liebherr, o diretor financeiro do grupo Liebherr no Brasil, Lázaro Silva, que adiantou que a obra deve começar entre os meses de março e abril. “A Liebherr Aerospace produz hoje no Brasil mais de quinhentos tipos diferentes de componentes aeronáuticos, que são utilizados no final da cadeia, para a montagem de trem de pouso, sistema de controle de voos, sistema de climatização da cabine. Isso significa, que todo mundo que voa em um airbus, provavelmente, vai ver um trem de pouso onde tem peças da Liebherr de Guaratinguetá, no ar condicionado e no sistema de controles de voo, então, pode voar com segurança”, destacou.

Silva salientou ainda que serão gerados empregos temporários para a região. Com a ampliação, trezentos novos empregos devem ser gerados na Liebherr Aerospace.

Junior Filippo detalhou como foi o processo para a conquista do investimento, destacando a articulação com Estado, por meio de Ramuth e do secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado, Gilberto Kassab (PSD). “Eram cinco países no mundo que estavam disputando esse investimento”, frisou o prefeito. “Juntamos forças com prefeito (ex) Marcus Soliva (PL), porque acima de tudo, é o interesse da cidade. Esse processo tinha começado há um tempo atrás, a coisa estava caminhando, mas naquele momento, em que a gente precisava ter uma interlocução com o governo do Estado mais forte, aí entra o relacionamento nosso com o Kassab e fez com que a coisa caminhasse da forma com que a gente caminhou”, salientou.

O governador em exercício destacou que o Estado participou de todas as negociações desta ampliação e revelou que serão 12 meses de obras para que a empresa já comece a produzir em sua nova planta. “A Liebherr que já tem uma planta em Guará. Seu complexo industrial hoje emprega 1,5 mil colaboradores. O complexo da Liebherr Aerospace hoje emprega quatrocentos colaboradores e, com a conclusão destas obras serão setecentos na nova planta, que trará pra cá o que há de mais moderno no estado da arte da indústria 5.0, no seu equipamento industrial para que possa produzir produtos aeroespaciais para o mundo”, frisou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *