Guará cancela 8º Festival de Marchinhas Carnavalescas

Falta de reserva orçamentária é justificativa para medida que cortou evento do calendário

Apresentação de marchinhas no último ano; evento é retirado do cronograma de eventos por corte de gastos (Foto: Reprodução PMG)

Raphaela Dias
Guaratinguetá

Após a posse do prefeito Junior Filippo (PSD) no início deste ano, Guaratinguetá tem passado por mudanças, com direito a ajustes orçamentários. Entre as medidas anunciadas, a revisão de eventos já atingiu a programação carnavalesca. A Prefeitura anunciou, na última quarta-feira (8), o cancelamento do 8º Festival de Marchinhas Carnavalescas de 2025.

O evento estava com inscrições abertas, desde o dia 17 de dezembro, para compositores de todo o Brasil. Os interessados poderiam enviar marchinhas, que seriam selecionadas por uma comissão organizadora e representantes da secretaria municipal de Cultura. A Prefeitura, inclusive, disponibilizaria uma banda para acompanhar os participantes durante as apresentações.

As eliminatórias estavas marcadas para os dias 7, 8 e 9 de fevereiro, com direito a premiações que variavam de R$ 1,7 mil a R$ 3,2 mil.

Faltando menos de três meses para o Carnaval, a Prefeitura informou que o festival deste ano na cidade não será mais realizado após ser observada a falta de “reserva orçamentária”, valor que o governo ou uma organização destina especificamente para certas despesas ou projetos, garantindo que o dinheiro necessário esteja disponível quando for necessário.

Antes de decidir pelo cancelamento do evento, a Prefeitura informou que deu início a um “processo de levantamento, planejamento e organização dos fluxos de trabalho”. Durante a primeira reunião do secretariado de Filippo, os responsáveis pelas pastas foram incumbidos de identificar demandas e necessidades, ajustando o orçamento à realidade de cada setor.

“É uma pena, mas tivemos que cancelar o evento. Estamos empenhados em ajustar o calendário de atividades culturais, garantindo a sustentabilidade e a continuidade dos projetos culturais a longo prazo. A secretaria da Cultura é a casa do artista, aberta a todos”, afirmou o secretário de Cultura de Guaratinguetá, Tiago Xavier, em nota divulgada pela Prefeitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *