Guará aprova urgência e Plano de Cargos será votado na terça

Vereadores definem futuro dos salários dos servidores municipais; Sindicato corre para esclarecer reajustes

O presidente do Sisemug, Eduardo Ayres, que participou de debates (Foto: Arquivo Atos)
O presidente do Sisemug, Eduardo Ayres, que participou de debates (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

O Plano de Cargos e Salários dos servidores municipais de Guaratinguetá deve ser votado na próxima terça-feira. A urgência pelo projeto foi aprovada na sessão do último dia 10. Com isso, os vereadores podem aprovar o documento encaminhado pelo Executivo, que altera os pagamentos dos funcionários públicos.

Como os vereadores acompanharam de perto a negociação entre os servidores, o sindicato da categoria e as lideranças da Prefeitura, o tempo de tramitação do documento entre as comissões da Câmara foi reduzido.

A baixa facilitou a aprovação do projeto antes do dia 20. Se isso acontecer, os servidores receberão no próximo dia 31 os valores ajustados de acordo com o Plano.

A tendência é que a Casa aprove o documento, já que houve entendimento das principais partes envolvidas na negociação.

Depois de seis reuniões, o Plano de Cargos foi fechado e pode causar perdas salariais em 35% dos servidores. Para chegar a esse percentual, foi necessário, por parte do Executivo, estourar em R$ 26 mil mensais o custo com as folhas salariais. Se não houvesse o estouro, o percentual de perdas seria de 47%.

Os principais envolvidos na implantação do Plano são os servidores municipais. A Prefeitura de Guaratinguetá tem quase três mil funcionários públicos. Para que haja entendimento de todas as categorias envolvidas, o Sisemug (Sindicato dos Servidores de Guaratinguetá) realiza assembleias e reuniões diárias com as classes para apresentar os valores reais de perdas e ganhos com o Plano para cada categoria.

“A semana é curta por causa do feriado e de sexta, que acaba emendando, mas nós conversamos com os motoristas, auxiliares de serviços gerais, que são quase 300 funcionários, além de visitas em setores da Prefeitura”, confirmou o presidente do Sisemug, José Eduardo Ayres, que também confirmou que as assembleias continuarão na próxima semana.

Plano de Carreira – Paralelo a implantação do Plano de Cargos está o projeto que prioriza os funcionários de carreira. Ayres confirmou que o Plano de Carreira deve começar a ser discutido, juntamente com o Executivo, já no próximo ano.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?