Guará altera horários e itinerários de ônibus

Medida, que busca economia financeira, segue em caráter experimental desde segunda-feira

Passageiros embarcando em ônibus da TUG; linhas têm alteração de itinerários (Foto: Arquivo Atos)
Passageiros embarcando em ônibus do TUG; linhas têm alterações de itinerários (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Parte das linhas do transporte coletivo de Guaratinguetá sofreram alterações e readequações. As mudanças estão valendo desde a última segunda-feira, e tem um prazo experimental de noventa dias. Horários de linhas populosas aos fins de semana foram alterados e, em determinados casos, cancelados. Caso haja aprovação após o experimento, a medida passa a valer de forma definitiva.

A adequação das linhas era necessária devido ao fluxo de passageiros, segundo a secretaria de Mobilidade Urbana do Município. Com poucos usuários aos fins de semana, algumas linhas terão horários encerrados. É o caso da Norte/Sul, que não contará mais com carros aos sábados. A linha dos Motas teve o horário das 12h30 de sábado finalizado.

Houve um estudo de viabilidade técnica que confirmou a necessidade de alterações nos horários e itinerários dos veículos. Entre os motivos estão a economia e segurança. O secretário responsável pela Mobilidade Urbana, Marco Antônio de Oliveira, o ‘Major Oliveira’, explicou as razões pelas mudanças. “Houveram algumas adaptações, inclusive após pedidos da própria empresa que é responsável pelo transporte coletivo. Fizemos uma avaliação técnica a esse respeito para verificar a viabilidade ou não”, respondeu. “É tudo buscando os pontos em questão de segurança, economia e comodidade dos munícipes”, finalizou.

As alterações vão beneficiar moradores dos residenciais Espanha e Flamboyant, recém-inaugurados. De acordo com o secretário, os novos itinerários terão trajeto bem mais próximo das moradias.

Linhas que tem número maior de usuários também passarão por adaptações. Foram cancelados os carros que faziam o Jardim do Vale via Adhemar de Barros, nos horários das 19h20, 20h20, 21h20 e 22h20, aos sábados. Na linha 25, que faz Jardim do Vale via Ponte Dr. Zerbini, os ônibus sairão sempre de hora em hora, a partir das 5h até 0h aos domingos e feriados. Mesma determinação para a linha 24, que faz Jardim do Vale via FEG/Fórum.

“Nossa principal preocupação é buscar a comodidade, até mesmo para o transporte chegar mais próximo do usuário. É válido por caráter experimental, e nós vamos acompanhar o andamento se teve retorno positivo. Posterior a isso daremos continuidade ou faremos alguma alteração a respeito”, concluiu o secretário.

Os novos itinerários e horários podem ser acessados no site da Prefeitura de Guaratinguetá, através do guaratingueta.sp.gov.br.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?