Francisco Carlos trama volta de Laércio Andrade ao Saeg de Guará

Encontro entre prefeito e diretor afastado por denúncia de corrupção deve confirmar reintegração

Da Redação
Guaratinguetá

O engenheiro Laércio Andrade, que após relatório da CEI, teve seu processo enviado ao Ministério Público e Delegacia Anticorrupção (Foto: Arquivo Atos)
O engenheiro Laércio Andrade, que após relatório da CEI, teve seu processo enviado ao Ministério Público e Delegacia Anticorrupção (Foto: Arquivo Atos)

Amigos de décadas e membros partidários, o prefeito Francisco Carlos cogita convidar Laércio Andrade dos Santos para ocupar novamente a presidência do Saeg (Companhia de Serviço de Água, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá).

Atualmente, o departamento é chefiado por Gonçalo Ferraz Cardoso, que acumula o cargo com o gerenciamento da Codesg (Companhia de Desenvolvimento de Guaratinguetá).

A possibilidade foi divulgada pelo tucano durante coletiva de imprensa, na semana passada, na sede da secretaria de Turismo, após a assinatura do convênio Produtor de Águas. Laércio e o prefeito devem ter um encontro formal nos próximos dias, no Paço Municipal. A data ainda não foi divulgada. A reunião só vai depender de um ajuste na agenda do chefe do Executivo, que é organizada pela sua secretária de gabinete, Jucimara Castro.

O prefeito Francisco Carlos admite nomear novamente seu parceiro público, exonerado após denúncia de corrupção (Foto: Arquivo Atos)
O prefeito Francisco Carlos admite nomear novamente seu parceiro público, exonerado após denúncia de corrupção (Foto: Arquivo Atos)

“Ele (Laércio) ainda não conversou comigo. Temos um grande respeito por ele. Eu estou sabendo que ele está oferecendo assistência em uma consultoria e em outras prefeituras. Tenho que aguardar a manifestação dele”, revelou o prefeito.

Francisco Carlos mantém viva a possibilidade de Andrade voltar a ser seu homem de confiança no Saeg, mesmo após a CEI (Comissão Especial de Inquérito) da Câmara apontar que o engenheiro recebeu gratificações irregulares de uma empresa, que prestou serviço à Companhia de Água, no valor de R$ 132 mil. “O Laércio é companheiro de muitas lutas, e companheiro você não deixa no chão. Você carrega junto”, defendeu.

Afastamento – O engenheiro foi afastado do cargo em fevereiro pelo próprio prefeito. Laércio recebeu R$ 19 mil de uma empresa que prestou serviço para a autarquia municipal. O pagamento foi realizado meses depois do engenheiro assumir a presidência do Saeg, em 2013. O valor foi efetuado por meio de dois cheques nominais e uma TED (Transmissão Eletrônica de Dinheiro).
O resultado da CEI, que apontou a improbidade administrativa, foi concluído no fim de junho. O documento foi encaminhado ao Ministério Público e à Delegacia Contra os Crimes de Corrupção. A conclusão dos órgãos sobre o caso não tem data para acontecer.

Reação – A declaração de Francisco Carlos sobre a possível volta de Laércio ao comando do Saeg não agradou o vereador de oposição João Pita Canettieri (PSB). O parlamentar ocupou a presidência da CEI, revelando que Andrade recebeu dinheiro irregular da empresa PCI Construtora e Locação de Máquina. “Mesmo sabendo da amizade deles e o trabalho prestado pelo Laércio em Guará, eu acho muito temerária essa possibilidade. Acho que ele (prefeito) deveria aguardar a conclusão final do Ministério Público e da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Patrimônio, que estão apurando o caso”, avaliou.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?