Estado quer fortalecer turismo religioso em Guará

Em acerto com Soliva, secretário revela planejamento a partir de 2017; projeto começa pelo Santuário de Frei Galvão

A Catedral de Santo Antônio, no Centro de Guará; cidade busca aporte financeiro para turismo local (Foto: Arquivo Atos)
A Catedral de Santo Antônio, no Centro de Guará; cidade busca aporte financeiro para turismo local (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

O secretário de Turismo de São Paulo, Laércio Benko (PHS), contou que o Estado tem interesse em investir no turismo religioso em Guaratinguetá. Benko declarou, em entrevista na última semana, que a cidade tem totais condições de se desenvolver neste segmento, e que a secretaria está focada na fomentação desse serviço.

Para o secretário, a história de Guaratinguetá, atrelada a expansão do catolicismo no Estado, e o desenvolvimento da região conhecida como “Circuito Religioso”, fazem da cidade um ponto importante para a construção do turismo da fé católica, mas a construção ainda é pouco explorada.

O secretário revelou que tem estudado como transformar Guaratinguetá em um centro de visitação importante, aproveitando a alta demanda de turistas em Aparecida e Cachoeira Paulista. “O Brasil é o maior país católico do mundo, e nós temos que receber os visitantes de fora”, argumentou. “Temos que fomentar esse segmento aqui. Estamos mais acostumados a exportar turistas para Fátima, em Portugal, ou para outros países, do que recebê-los”.

A intenção é fazer com que a cidade crie mecanismos atraentes aos visitantes, e aproveite o grande fluxo de peregrinos que passam por Aparecida. Só em 2015, mais 12 milhões de turistas passaram pela capital católica.

Para essa expansão, Marcus Soliva (PSB), prefeito eleito em outubro, e Benko, já iniciaram uma série de reuniões. O turismo religioso municipal está ligado à outras vertentes, como horários e dias de funcionamento de estabelecimentos comerciais de Guaratinguetá, e investimento na infraestrutura urbana para acolher o visitante.

Soliva confirmou que estuda como aproveitar o número de romeiros na cidade vizinha para fazer crescer a receita do comércio de Guaratinguetá. Ele também contou sobre a infraestrutura municipal. “O pilar principal do turismo está focado no Santuário de Frei Galvão. É lá onde temos que migrar nossos esforços para o desenvolvimento do entorno dessa área, e para criarmos uma sinalização para que o turista consiga identificar os principais pontos de turismo”.

Primeiros projetos – O primeiro projeto que deve ser encaminhado pela nova gestão ao Dade (Departamento de Apoio de Desenvolvimentos das Estâncias) é para melhorias do entorno do Santuário de Frei Galvão. Na proposta estão inclusas a pavimentação de vias, construção de sarjetas e implantação de sinalização de trânsito especial, em português e inglês.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?