Escolas de Guaratinguetá começam a usar tablets recuperados

Prefeitura consegue reutilizar cerca de quinhentos aparelhos no ensino da educação infantil; material ficou quase cinco anos “esquecidos” em depósito

Alunos da rede pública de ensino infantil recebem tablets abandonados; todas as escolas municipais receberão o equipamento (Foto: Juliana Aguilera)
Alunos da rede pública de ensino infantil recebem tablets abandonados; todas as escolas municipais receberão o equipamento (Foto: Juliana Aguilera)

Juliana Aguilera
Guaratinguetá

A secretaria de Educação de Guaratinguetá informou que os tablets encontrados abandonados em diversas escolas municipais, em janeiro, proveniente da gestão de Francisco Carlos, foram recuperados. O material já começou a ser utilizado pelas crianças da rede pública.

Um total de quinhentos aparelhos foram entregues nas escolas da cidade, e serão utilizados no ensino da educação infantil. O objetivo é otimizar e aprimorar o aprendizado.

Não são todas as escolas municipais de Guará que possuem um laboratório, mas a secretária da Educação, Elisabeth Sampaio, garantiu que cada unidade receberá uma quantia de tablets. “Cada escola terá em torno de 25 a 30 (tablets). As escolas de tempo integral, beneficiadas com laboratório, estão com um número maior, em torno de 65 a 70”, explicou.

As escolas de tempo integral são Doutor Guilherme, Carmelita e Elvira Giannico.

Já a escola Maria Júlia, inaugurada em março, não recebeu os tablets pois já é equipada com uma sala com equipamentos da Google. A distribuição foi feita para a educação infantil, pois, por serem tablets de seis anos atrás, com um sistema operacional mais lento, pode ser usado para crianças que estão tendo os primeiros contatos com a tecnologia.

Os cem aparelhos e computadores que não foram recuperados estão ainda em processo de avaliação para reaproveitamento. A previsão é que, futuramente, mais tablets e computadores possam ser implantados para alunos do ensino fundamental.

Benefícios – Elisabeth acredita que com a novidade tecnológica, as aulas se tornarão mais motivacionais para os alunos. “O jovem já domina isso, todo mundo tem um celular, tablet, notebook em casa. A gente quer fazer essas aulas mais dinâmicas, no qual as pesquisas sejam dadas pelos professores e o próprio aluno busque ali mesmo na sala de aula”, afirmou.

Descobertos – Foram encontrados 620 tablets, 130 monitores e outros 150 CPU’s em diversas escolas. Os tablets teriam sido comprados há quatro anos e não foram distribuídos.

Somente na escola Broca Meirelles, no Campo do Galvão, foram descobertos cem tablets. A secretária de Educação lembrou que como não foi feita a devida transição de governo entre 2016 e 2017 na troca de gestão do ex-prefeito Francisco Carlos (PSDB) para o atual prefeito Marcus Soliva (PSB), foi aberta uma sindicância para saber os valores gastos com a aquisição dos equipamentos e o ano em que eles foram comprados.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?