Em um mês, Saeg tem sete rompimentos de adutoras e falhas no abastecimento de água para famílias de Guaratinguetá

Rompimento na rua Alexandre Fleming, um dos pontos que causou transtornos nas últimas semanas (Foto: Divulgação PMG)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Os moradores de alguns bairros de Guaratinguetá têm sofrido com falhas no abastecimento de água desde o começo de dezembro de 2019. As adutoras das ruas Xavantes e Alexandre Fleming sofreram pelo menos seis rompimentos desde o último mês. O Natal em 14 bairros da cidade foi sem água. Nesta semana (até o fechamento desta edição) foram mais dois rompimentos de adutoras que geraram problemas no abastecimento de pelo menos vinte bairros.

No fim da tarde da última segunda-feira, a Saeg (Companhia de Água, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá) confirmou o rompimento da adutora da rua Alexandre Fleming, que gerou falhas no abastecimento dos bairros Parque São Francisco 1 e 2, Jardim França 1 e 2, Vila Municipal 1 e 2, Residencial Espanha, Jardim Rony, Parque das Árvores, parte baixa do Pedregulho, Pingo de Ouro, Santa Luzia, Los Angeles, Retiro, Mato Seco, Jardim Aeroporto, Vila Molica, São Manoel, Cooperi e Resedás.

A Companhia confirmou o vazamento às 19h e, segundo a Saeg, o reparo foi concluído por volta das 22h30. Na terça-feira, menos de 12 horas depois, foi a vez da adutora da rua Xavantes se romper, causando problemas no abastecimento de quase todos os bairros afetados na noite anterior.
O reparo, de acordo com a Saeg, foi concluído às 10h40. A previsão é de que o abastecimento nessas regiões fosse regularizado até a tarde desta terça, data do fechamento desta edição.

Histórico – No dia 8 de dezembro foi constatado o rompimento da adutora na rua Alexandre Fleming, às 6h30. O reparo foi concluído às 11h30. À época, o presidente da Saeg, Luciano Passoni, afirmou que “a pressão manométrica elevada para bombear a água para bairros distantes e a tração mecânica de veículos de grande porte, como ônibus e caminhões que trafegam pela via, poderiam ocasionar no rompimento da adutora”.
Em 10 de dezembro, a Saeg fez reparo em uma tubulação na rua Durval Rocha às 9h30 e faltou água no centro da cidade e nos bairros de Santa Rita, São Benedito, Campinho, Vila Paraíba e regiões próximas. O reparo foi concluído às 14h.

Dia 23, a adutora da rua Alexandre Fleming se rompeu mais uma vez. No dia seguinte foi a vez da rua Xavantes sofrer outro rompimento. O reparo foi finalizado às 10h, mas diversos bairros afetados permaneceram sem o abastecimento de água. Às 8h30 do dia 25, um novo rompimento na rua Xavantes foi constatado e, mesmo após a conclusão do reparo, 14 bairros permaneceram com problemas no abastecimento até o dia 26.

Por meio de nota, a Saeg informou que “os rompimentos nas adutoras, nos dias 6 e 7 de janeiro, ocorreram devido ao trânsito de veículos pesados na região somados a uma alta pressão nas tubulações; que é necessária para que a água chegue aos bairro mais distantes da ETA (Estação de Tratamento de Água). Para evitar futuros rompimentos, a Saeg investiu cerca de R$ 18 mil em válvulas de alívio de pressão, que serão instaladas nas respectivas redes de abastecimento quando o processo de compra dos acessórios, necessários para sua instalação, for concluído”.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?