Em São Paulo, Marcus Soliva oficializa pedido por prédio de delegacias de Guará

Prédio pode receber PS; secretário de Segurança e prefeito negociam novos espaços para delegacias

O prédio da Delegacia de Guaratinguetá; setor desativado foi solicitado por Marcus Soliva para implantação de novo Pronto Socorro (Foto: Arquivo Atos)
O prédio da Delegacia de Guaratinguetá; setor desativado foi solicitado por Marcus Soliva para implantação de novo Pronto Socorro (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

O prefeito de Guaratinguetá Marcus Soliva (PSB) esteve em São Paulo para protocolar um pedido oficial pelo prédio onde funcionam a Delegacia Geral de Polícia, Plantão Policial e Delegacia da Mulher. O edifício fica ao lado da Santa Casa e faz parte dos planos do chefe do Executivo para atender o novo Pronto Socorro Municipal.

Soliva foi acompanhado pelo vereador Marcelo da Santa Casa (PSD), e se reuniu com o secretário estadual de Segurança Pública, Mágino Alves. O prefeito oficializou o pedido pelo prédio. De acordo com o prefeito, o secretário já tinha conhecimento da solicitação.

“Explicamos a necessidade desse imóvel e de termos um Pronto Socorro perto da Santa Casa e com espaço físico maior. Ele inclusive citou que o próprio governador Geraldo Alckmin (PSDB) já havia detalhado essa situação e confirmou que está arrumando um formato das transferências dessas delegacias para outro local para liberar o prédio”, contou o prefeito.

Esse é justamente o principal entrave da negociação. O governador já aprovou a mudança para o prédio das delegacias, porém, as três delegacias ainda não têm um local adequado para se mudarem. Com essa indefinição, as discussões sobre a mudança de local do Pronto Socorro ficam paradas.

O prefeito apresentou possíveis soluções para esse problema, com outros pontos da cidade. “Já temos alguns lugares que trocamos ideia. Tem a escola Embaixador, que foi ventilada essa mudança. Outro local é onde foi montado o CadÚnico no Pedregulho. Nós já temos um novo prédio para alocar o CadÚnico e esse prédio ficaria para a Delegacia da Mulher”.

O prédio da escola Embaixador Rodrigues Alves fica na praça Joaquim Vilela, no São Benedito. No local funciona atualmente a Diretoria de Ensino. Soliva assegurou que a DE concordou com a possibilidade e já estaria procurando uma nova escola para se adaptar. Uma nova reunião foi marcada para discutir o assunto. No novo encontro, além de representantes da Delegacia da Mulher, estará presente o delegado seccional da cidade, Márcio Ramalho.

Troca – O prefeito voltou a colocar em discussão uma possível troca entre o Município e o Estado. Ele confidenciou ao secretário de Segurança que passou a escritura do terreno do prédio do Fórum de Guaratinguetá para o governo estadual. “Estamos alinhando também a doação do prédio do IML para o Estado, que também pertence à Prefeitura. Existe uma via de mão dupla”.

O desfecho dessa história depende de uma possível troca, ou doação mútua, de prédios entre os governos municipal e estadual. Essa é uma possibilidade colocada pelos poderes. Para o prefeito, essa é, inclusive, a melhor opção, já que a Prefeitura não terá de arcar com custos de aluguel.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?