Em lançamento do Carnaval 2023, Guará define ordem do desfile das escolas de samba

Evento realizado na Praça Conselheiro Rodrigues Alves marca o início do calendário da festa; seis escolas confirmam presença no retorno

Evento no último domingo, que definiu a ordem dos desfiles para o Carnaval de 2023 em Guaratinguetá (Foto: Fabiana Cugolo)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

Guaratinguetá deu o primeiro passo para a realização do Carnaval 2023, no último domingo (17). A Oesg (Organização das Escolas de Samba de Guaratinguetá) promoveu o sorteio da ordem do desfile das escolas de samba, com a participação das seis agremiações, que esperam para o retorno à Avenida do Samba.

O evento aconteceu pela primeira vez em local público, na praça Conselheiro Rodrigues Alves, no Centro e contou com a parceria das secretarias de Turismo e Cultura, além da Aceg (Associação Comercial e Empresarial de Guaratinguetá). Foram três dias de festa, com praça de alimentação, shows musicais e apresentações das escolas de samba.

O evento marca a retomada do Carnaval presencial na cidade. Em 2021, por conta da pandemia de Covid-19, a tradicional festa não foi realizada. Neste ano, o desfile voltou, mas em formato adaptado, com redução do número de integrantes das escolas, sem presença de público e com transmissão on-line, por meio da “CarnaLive”. O lançamento reuniu representantes da gestão municipal, como o secretário de Turismo, Mário Augusto Nunes, o Marinho, o subsecretário da pasta, João Pita Canettieri, o presidente da Oesg, Tiago Domingos, assim como a diretoria da organização e os presidentes das seis agremiações.

Por meio de sorteio, a ordem dos desfiles para o Carnaval 2023 ficou definida em com a Beira Rio da Nova Guará iniciando a noite, seguida da Mocidade Alegre do Pedregulho. A terceira a desfilar é a Bonecos Cobiçados, com a Embaixada do Morro sendo a quarta. Acadêmicos do Campo do Galvão e a Unidos da Tamandaré fecham a noite com o quinto e o sexto desfile respectivamente. A exceção no processo de sorteio foi a escolha da primeira escola a desfilar. A Beira Rio é a primeira a entrar na avenida no ano que vem, por força de regulamento, já que a escola não realizou seu desfile no Carnaval 2020. Após o sorteio, os presidentes tiveram o tempo de trinta minutos para efetuarem possíveis trocas na ordem, mas todos concordaram em manter a sequência definida.

O subsecretário João Pita Canettieri destacou que o edital do Carnaval 2023 deve começar a ser discutido em breve. “Essa é uma determinação do prefeito, nós fazemos o edital de convocação e apresentamos às escolas. Acredito que neste ano, como, vamos voltar ao presencial, acredito que os repasses vão voltar ao patamar de 2020, que, assim, pode dar uma maior garantia para as escolas fazerem um bom desfile”, explicou.

Canettieri, ressaltou ainda que aguarda pelas tratativas para a escolha do local dos desfiles. Uma das opções é a tradicional avenida Presidente Vargas, na Vila Paraíba, mas a gestão do município deve estudar a possibilidade de outro espaço.

Durante o evento, o presidente da Oesg ressaltou a quebra de paradigmas neste ano, com a realização de eventos carnavalescos no período do inverno e com a realização do sorteio em praça pública pela primeira vez, já que em anos anteriores era realizado em quadras de escolas de samba. “Nós sabemos que o Carnaval é muito ligado com as promoções de outubro em diante, com o período do verão, mas marcamos um evento no inverno, e recebemos um grande público, com as torcidas das escolas. Nós, a Oesg e o poder público temos certeza que conseguimos atingir nossos objetivos”, salientou.

Ainda no evento, Domingos destacou o sucesso do sorteio em novo local e adiantou que esse pode ser um modelo a ser seguido nos próximos carnavais.

O desfile das escolas de samba de Guaratinguetá será realizado, como, de costume, na terça-feira de Carnaval, no dia 21 de fevereiro de 2023.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?