Em cerimônia na EEAR, Bolsonaro confirma investimentos no desenvolvimento tecnológico do Vale do Paraíba

Presidente eleito participou de cerimônia de formação de 530 sargentos em Guaratinguetá e prometeu foco no trabalho para alavancar estudos na região

Com o deputado Marcelo Ortiz e o senador eleito Major Olímpio, Bolsonaro brinca com os que o aguardavam (Foto: Leandro Oliveira)
Com o deputado Marcelo Ortiz e o senador eleito Major Olímpio, Bolsonaro brinca com os que o aguardavam (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

A formatura dos 530 sargentos da EEAR (Escola de Especialistas da Aeronáutica) em Guaratinguetá contou com a presença do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL). Não foi a primeira vez que ele esteve na cerimônia de formação dos novos sargentos na cidade, mas a primeira vez que um presidente eleito participou do evento. Sob forte esquema de segurança e com a agenda conturbada, o presidente confirmou investimentos na área tecnológica no Vale do Paraíba.

Durante a cerimônia de formação dos militares, Bolsonaro foi acompanhado de perto pelo senador eleito, Major Olímpio (PSL), pelo futuro ministro de Ciências e Tecnologias, o tenente coronel Marcos Pontes e o general Augusto Heleno, que foi anunciado para o gabinete de Segurança Institucional.

No andar superior do Grupamento de Apoio de Guaratinguetá, o presidente, que assume o cargo no dia 1 de janeiro, conversou praticamente todo o tempo com os aliados políticos.

Nomes do cenário político da região também marcaram presença na cerimônia. Ao lado de Bolsonaro, estavam o prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva (PSB), o presidente da Câmara, Marcelo Coutinho, o Celão (PSD) e o deputado federal Marcelo Ortiz (Pode). Outros parlamentares e deputados também prestigiaram o evento, em área reservada. Cercado pelo forte aparato da Polícia Federal e militares da aeronáutica, o presidente concedeu entrevista coletiva após almoço na EEAR.

Ao ser indagado sobre possíveis investimentos no Vale do Paraíba, o presidente afirmou que a região tem grande potencial de exploração para o desenvolvimento. “O Vale do Paraíba, a gente estuda junto com Marcos Pontes, criarmos aqui o Vale do Silício, que poderia ser o Vale do Grafeno ou Nióbio. Existe essa possibilidade e a região a ser escolhida, devido à proximidade de grandes empresas, seria o Vale do Paraíba”, respondeu, comparando a região entre Rio e São Paulo com a principal área de tecnologia dos Estados Unidos.

Quando questionado sobre os investimentos nas forças armadas, Bolsonaro confirmou que já alinha com o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, o fortalecimento de unidades militares como a EEAR.

“Tenho certeza que o futuro comandante da Aeronáutica tratará bem disso. Atender bem as forças armadas não é despesa, é investimento”, concluiu.

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL) durante coletiva de imprensa (Foto: Leandro Oliveira)
Políticos marcaram presença, como o ver. Marcelo da Santa Casa, sob holofotes de Bolsonaro (Foto: Leandro Oliveira)

Ainda durante coletiva, o presidente eleito falou sobre o indulto para presos.

De maneira direta, afirmou que se um indivíduo comete um crime, ele precisa cumprir a pena de forma integral. “Qualquer criminoso tem que cumprir sua pena de maneira integral. Essa é a nossa política, isso que acertei com o Sérgio Moro (futuro ministro da Justiça e Segurança)”, respondeu.

Sobre a nomeação de um nome para o Ministério do Meio Ambiente, o presidente confirmou que tem cinco opções e que vai trabalhar a pasta para que o produtor rural não seja prejudicado. Bolsonaro ainda afirmou que não vai prorrogar a intervenção federal no Rio de Janeiro.

Após os compromissos em Guará, o presidente eleito visitou o Santuário Nacional de Nossa Senhora, em Aparecida.

De lá, Bolsonaro seguiu para o complexo religioso Canção Nova, em Cachoeira Paulista, onde se reuniu com líderes da Igreja Católica da região, como o bispo de Lorena, Dom João Inácio Müller, e o presidente da Fundação Católica João Paulo II, monsenhor Jonas Abib.

No sábado, o presidente tem agenda em Resende, no Rio de Janeiro.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?