Eliminação na Copinha pode representar fim da parceria entre Manthiqueira e FCR

Divergências sobre fair play e futuro técnico causam desentendimentos entre clube e parceiro

Os garotos que foram sucesso na Copa São Paulo com a melhor campanha da Laranja na competição; futuro pode ter obstáculo com rescisão (Foto: Bruno Motta)
Os garotos que foram sucesso na Copa São Paulo com a melhor campanha da Laranja na competição; futuro pode ter obstáculo com rescisão (Foto: Bruno Motta)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

O Manthiqueira deu adeus à Copa São Paulo de Futebol deste ano após ser goleado pelo Vasco da Gama, na última segunda-feira. Os 5 a 1 para os cruzmaltinos colocaram ponto final na melhor participação da história de um time de Guaratinguetá na competição. A Laranja Mecânica volta a campo em abril, para iniciar a disputa da Série B do Campeonato Paulista. Mas a parceria vitoriosa com a empresa FRC corre risco de não ter continuidade para a sequência da temporada.

Na Copinha, a missão proposta pelo grupo de jogadores, comissão técnica e diretoria foi cumprida. O Manthiqueira chegou à terceira fase, após bater o Tubarão nos pênaltis, no último dia 12. Diante do Vasco, o time de Guaratinguetá sentiu as consequências de enfrentar um time de Série A. Mesmo em casa, e sob uma forte chuva, o Manthiqueira viu o Vasco abrir 2 a 0. O princípio de reação, com gol de Igor, foi curto, e o time carioca fez outros três gols e fechou o placar em 5 a 1.

Após a eliminação, o presidente do Manthiqueira, Dado de Oliveira, confirmou que tem intenção de contar com alguns jogadores utilizados na Copinha para o Campeonato Paulista, mas não revelou nomes. O atacante Hendrick, destaque do Manthiqueira na competição com quatro gols, tem ofertas de outros clubes e é nome incerto para a ‘Bezinha’ do estadual. O jogador tem passe vinculado a Fábio Ronaldo Curioso, empresário parceiro do Manthiqueira na Copa São Paulo.

Dado foi questionado sobre a continuidade da parceria com a FRC para o restante da temporada. “Vamos fazer um balanço. Vai dar para a gente saber o que fizemos de certo e o que erramos. A parceria é boa, o Curioso é uma pessoa honesta, alguém que cumpriu o que foi acordado. Tivemos algumas discussões, alguns desentendimentos, mas nada que venha a colocar um ponto final na parceria. A tendência é que a gente mude uma coisa ou outra, mas que a gente possa estar junto na Segunda Divisão”, revelou.

Os desentendimentos citados por Dado podem estar ligados a filosofia do clube. O Manthiqueira é conhecido pelo fair play (jogo limpo) e isso teria causado discussões entre a comissão técnica e a diretoria do clube. Curioso deu a entender que esse é um dos principais obstáculos para continuidade do acordo. “O Dado tem uma filosofia de trabalho que é dele e eu preciso respeitar. Eu prefiro não intervir nisso. Ele conhece minha posição, não só a minha, mas de todos da comissão técnica. Não depende muito da gente, depende mais dele”, respondeu, ao ser questionado se a filosofia do clube atrapalha o trabalho da comissão técnica e jogadores.

Outro motivo que também causou mal-estar entre as partes é a indefinição do técnico para o estadual. Curioso aposta na continuidade do técnico Oscar de Souza, treinador do clube na Copinha, mas o desejo de Dado de Oliveira, é contar com Nilmara Alves, que já treinou o time entre as temporadas de 2012 e 2016 e retornou para o clube no ano passado. “Ele (Oscar) tem uma forma de trabalhar. Digamos que todo clube tem seu treinador de preferência. Não sei qual será o treinador do Dado, se ele vai convidar o Oscar para a próxima campanha. Não ouvi outro nome que não seja o da Nilmara. Com todo o respeito, não conheço a moça, não sei se ela atua 100% com futebol, mas eu tenho que respeitar. É uma decisão dele e eu tenho que respeitar”, enfatizou o empresário.

Oscar foi procurado para comentar sobre a continuidade do trabalho à frente do time, mas preferiu não responder. A Federação Paulista de Futebol realiza o congresso técnico no dia 29 de janeiro, e o Manthiqueira vai conhecer a fórmula de disputa, os adversários e chaveamento.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?