Diretor de Resíduos da Saeg nega greve de coletores

Manifestação com presença do Sindicato foi causada por dispensa de funcionário

Lixo acumulado na rua Marechal Floriano, região central de Guará, levanta suspeita de problemas na coleta; Sindicato valoriza situação (Leandro Oliveira)
Lixo acumulado na rua Marechal Floriano, região central de Guará, levanta suspeita de problemas na coleta; Sindicato valoriza situação (Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Após a dispensa de um dos funcionários, uma manifestação de coletores de lixo ocupou a frente da sede do Departamento de Resíduos nesta semana, em Guaratinguetá. Com a presença do sindicato da categoria, o departamento negou a possibilidade de paralisação dos coletores na cidade.
A presença do sindicato da categoria causou preocupação aos moradores da cidade.
O funcionário dispensado era um dos motoristas da empresa Nova Opção, responsável pelo trabalho de coleta de resíduos, contratado da VSA, antecessora à Nova Opção.
“A empresa Nova Opção pegou todos os funcionários que trabalhavam na VSA, mas um deles não estava no padrão que a nova empresa queria. Eles acabaram dando a dispensa para esse trabalhador e, por isso, o sindicato foi acionado”, contou o diretor de Resíduos da Saeg (Companhia de Serviços de Água, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá), Henrique Caldeira.
Questionado sobre possíveis atrasos no pagamento ou relatos de más condições de trabalho, Caldeira negou qualquer chance de paralisação por parte dos coletores. “O único problema foi esse motorista que a Nova Opção não queria ficar com ele. O Sindicato entendeu que ele teria que ficar, por isso essa pequena confusão. Teve um princípio de bate-boca, mas deu tudo certo e eles operam normalmente. Ele (o motorista) continua na Nova Opção até que a empresa decida em definitivo, e não há qualquer possibilidade da coleta ser paralisada”, explicou.
Coleta – Os horários da coleta de lixo de Guaratinguetá foram alterados. A cidade será dividida em duas rotas de coletas e o recolhimento será feito no período da manhã, ao invés da noite. A mudança estará valendo a partir desta segunda-feira. Caldeira explicou a mudança. “Antes nós fazíamos a coleta no período da noite e isso causava um grande transtorno ao munícipe, pois o caminhão fazia muito barulho prensando lixo. Então todas as rotas serão de manhã, com exceção ao centro da cidade, que se mantém diariamente, das 20h às 22h”.
A rota 1 de coleta abrangerá seis setores, enquanto a rota 2 ficará com oito. Em ambas as rotas o horário de saída do caminhão será às 9h. A região central e os bairros periféricos próximos ao Centro como Campo do Galvão, Campinho, São Benedito e outras 15 comunidades também receberão coletas diárias no período da noite.
O Saeg disponibilizou a lista completa com locais e horários da coleta no site saeg.net.br.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?