Descaso de moradores cria lixão na Nova Guará

Serviço municipal de limpeza não é o bastante devido à falta de cuidados com local; relatos de ratos e mau cheiro

Mesmo com coleta, terreno na Nova Guará fica tomado pelo lixo; moradores denunciam falta de cuidado e irresponsabilidade no bairro (Fotos: Leandro Oliveira)
Mesmo com coleta, terreno na Nova Guará fica tomado pelo lixo; moradores denunciam falta de cuidado e irresponsabilidade no bairro (Fotos: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

O descarte irregular de lixo está causando problemas a moradores do bairro Nova Guará. Mesmo com a coleta realizada regularmente, o despejo de materiais de construção, objetos domiciliares e até lixo doméstico continua sendo feito em Guaratinguetá. Quem mora na região confirma que são os próprios moradores que estão transformado a área em um lixão.

O local, usado por algumas pessoas como depósito de lixo, fica próximo ao Lar das Crianças São Pedro Apóstolo, entre a rua Dom João VI e Cacique Taparica. De acordo com os próprios moradores da região, a Prefeitura tem feito a coleta de lixo e a coleta seletiva de forma regular, a cada dois dias. Além da ação dos caminhões, o espaço é limpado frequentemente, e mesmo assim novos objetos são descartados.

“É difícil. O pessoal não entende que aqui não é lugar para isso. Quem joga lixo aqui prejudica quem mora por perto”, contou Cláudia Gonçalves, moradora.

Outra moradora contou ser corriqueiro o descarte, e que é preciso que a população tenha maior conscientização sobre as consequências causadas. “Passo sempre por aqui e parece que isso não muda. Não adianta a Prefeitura fazer a limpeza toda semana se todos os dias vêm algumas pessoas e jogam lixo”, respondeu Maria Tereza.

Francisco Assis, que também mora perto da área, contou que esse é só um dos locais de acúmulo de lixo. Segundo o morador, existe ainda outro foco no bairro Cohab, próximo à Nova Guará. “Essa região tem bastante gente que passa para ir ao Jardim Esperança, Beira Rio ou Jardim do Vale. Tem ônibus e vans com turistas que vão para a Igreja de Frei Galvão e acabam vendo esse lixão”.

Entre as principais reclamações dos moradores, além do próprio descarte, estão o surgimento de animais peçonhentos como escorpiões e ratos, a falta de fiscalização para punir quem descarta de forma irregular o lixo no local, e maior sensibilidade de quem tem sujado o bairro.

Claudinei de Oliveira, que mora em frente ao local, contou que diariamente precisa matar ratos e outros animais peçonhentos que invadem sua casa. “Todo dia tem pelo menos um rato. Não só rato, mas também é muito grande o número de baratas que vêm aparecendo. E não adianta pedir, tem muita gente que mora no bairro, mas não mora perto e vem jogar lixo aqui na porta de casa. Já pedimos ajuda para vereadores, mas não tem nada que resolva esse problema”.

Responsável pela coleta de resíduos úmidos, o Saeg (Serviço de Águas e Esgoto de Guaratinguetá) confirmou que o trabalho não será interrompido ou não sofrerá alterações no cronograma. A empresa recomenda ainda que os moradores não descartem lixo em locais inapropriados.
A autarquia não informou se existe multa para quem faz o descarte irregular de entulho, e se a fiscalização na área será intensificada.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?