Defesa Civil libera trânsito no entorno do Edifício Riverside em Guará

Prédio está interditado desde 2022 por apresentar danos estruturais; administração cumpre parte do TAC junto à secretaria de Planejamento

 Edifício Riverside, no bairro Vila Paraíba, em Guará; Defesa Civil liberou o trânsito após avalição do local (Foto: Fabiana Cugolo)

Andréa Moroni
Guaratinguetá

A Defesa Civil de Guaratinguetá liberou na tarde desta quinta-feira (5) o trânsito ao redor do edifício Riverside, no Jardim Paraíba. O tráfego no local estava interditado há dois anos, quando foi constatado que o prédio tinha danos estruturais.

O chefe da Defesa Civil, Crysantho Ferreira Filho, informou que a administração do prédio cumpriu parte do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) junto à secretaria de Planejamento sobre a estabilidade do local. “O Planejamento avaliou o local e nos informou, com isso liberamos o trânsito”. O edifício continua interditado.

O edifício de setenta apartamentos foi desocupado por determinação da Defesa Civil em maio de 2022, após a constatação de danos estruturais. O trânsito foi interrompido ao redor do prédio, causando transtornos a moradores da cidade.

Em fevereiro do mesmo ano, uma cratera se abriu no cruzamento entre a rua Ana Marcondes e a avenida Presidente Vargas, na esquina do prédio, após intensa chuva em Guaratinguetá.

De acordo com perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de São Paulo, vestígios encontrados no prédio são compatíveis com o relatório técnico da empresa Falcão Bauer e com as conclusões do Caex (Centro de Apoio à Execução) do Ministério Público de São Paulo, que indicam que a estrutura apresenta grandes deficiências, risco real de ruína e grau de risco crítico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *