Dani toma liderança de acirrada disputa em pesquisa Jornal Atos/VOX Brasil
Vereadora e Junior Filippo encabeçam luta pela Prefeitura, com vantagem cada vez maior sobre o governista Regis Yasumura
Da Redação
Guaratinguetá
Dani Dias (Republicanos) e Junior Filippo (PSD) parecem disputar “cabeça a cabeça” a preferência do eleitor de Guaratinguetá. Pelo menos é isso que aponta a pesquisa Jornal Atos/VOX Brasil com os prefeituráveis da cidade, divulgada nesta segunda-feira (2), durante o programa Atos no Rádio.
A vereadora, recordista de votos nas eleições de 2020, entrou na disputa conquistando apoio de nomes de expressão no cenário político da Terra de Frei Galvão (entre eles, Miguel Sampaio), dividindo o grupo que tendia a fazer parte da campanha do prefeito Marcus Soliva (PL), que hoje apoia Regis Yasumura (PL) na tentativa de sucessão.
Desde então, a cidade viu a disputa eleitoral se acirrar entre os três candidatos, mas, há 34 dias das eleições de 6 de outubro, Dani e Filippo (ex-prefeito entre 2005 e 2012), assumiram o topo.
Registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob nº SP – 01464/2024, o levantamento foi realizado entre os dias 25 e 26 de agosto e ouviu 384 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Na pesquisa estimulada, a diferença entre a atual vereadora e o ex-prefeito é de 0,6%. Já na espontânea é de 1,3%, ou seja, a pesquisa, questionada na Justiça pela própria campanha de Filippo antes de sua divulgação, aponta um empate técnico, com leve vantagem da candidata do Republicanos.
Outro destaque é o alto índice de rejeição de Yasumura. O governista foi citado por 21,9% dos entrevistados como alguém em quem eles não votariam no dia 6. Além deles, na pesquisa, foram citados os candidatos Fábio Selles do PT e Thales Gayean do PSOL. O levantamento divulgou ainda o índice de aprovação do governo de Soliva.