Convocada pela Câmara, presidente da Arsaeg falta à sessão e vereadores desistem de sabatina

Gabriela Tobar alegou problema de saúde para ausência em debate sobre serviços da água no município; presidente da Saeg é convidado

A Câmara de Guaratinguetá que esperava pela diretora da Arsaeg, Gabriela Tobar (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

A presidente da Arsaeg (Agência Reguladora de Guaratinguetá), Gabriela Tobar, faltou à convocação feita pela Câmara para uma sessão de sabatina sobre os serviços prestados pela agência. Previsto para a última quinta-feira, a sessão especial não foi realizada e Gabriela justificou a ausência devido a dores de cabeça. A postura da presidente da autarquia fez com que a maioria da Casa desistisse de uma nova convocação.

A convocação foi proposta pelo vereador João Pita (PSB), que se mostrou insatisfeito com as análises feitas pela Arsaeg nos últimos meses. Para Pita, a fiscalização sobre os serviços ligados à água é de responsabilidade da agência. Além de ser o órgão fiscalizador, a Arsaeg concede ou recusa reajustes solicitados pela Saeg.

Em uma das últimas entrevistas de Gabriela, a presidente da autarquia confirmou que está sob análise duas propostas de reajuste na conta de água, que oscilam entre 5% e 18%. “Isso mostra um desconhecimento por parte da presidente da Arsaeg, ela desconhece um todo. Ela não sabe o que é 5% e nem o que são 18%, ela tem que saber o que é de interesse da população, resguardando sempre a empresa. A empresa não pode ser penalizada. A gente tem que ver quanto tempo não temos esse reajuste, para oferta-lo à população”, afirmou Pita. “Nesse caso a gente fica muito preocupado com o desconhecimento da presidente quando ela dá qualquer tipo de entrevista sem saber nada”, concluiu o vereador.

Após o recebimento do atestado médico de Gabriela, foi feita uma votação sobre uma nova convocação. Apenas Fabrício Dias e Nei Carteiro (MDB) foram a favor, enquanto João Pita, Luizão (PL), Décio Pereira (MDB), Tia Cleusa (MDB) e Marcelo da Santa Casa (PSD) votaram contra. “Quando eu falo dor de cabeça, é aquela dorzinha que incomoda, mas pô, a gente trabalha normalmente. Quantas vezes eu vim trabalhar com dor de cabeça, então, nada que ela não poderia vir. A decisão, que partiu de mim, e foi apoiada pelos demais vereadores, é a não necessidade de convocá-la”, comentou Pita.

Nei Carteiro defendeu Gabriela. “Uma vez que partiu da Câmara a iniciativa de convocá-la e ela apresentou atestado médico e justificou porque não pôde vir, com certeza é uma questão de coerência e paciência. A partir do momento que o objetivo principal é o diálogo para que soluções sejam apresentadas, eu vejo importante uma nova convocação”.

O regimento interno da Câmara não prevê sanções para servidores, secretários municipais, prefeito ou diretores de autarquias e companhias que faltem à convocações da Casa. Além de Grabriela, os vereadores convidaram o presidente da Saeg (Companhia de Águas, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá), Luciano Passoni, para uma sabatina sobre troca de hidrômetros e abastecimento de água. Não há uma data confirmada para o encontro.

Extinção – A Arsaeg será extinta após aprovação da Câmara Municipal no último ano. A Prefeitura de Guaratinguetá vai contratar a Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) para regular os serviços de água, esgoto e coleta de resíduos.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?