Comissão de Saúde cobra plano operativo de UPA em Guará

Atendimentos de urgência e emergência seguem concentrados no Pronto Socorro, que também atende casos com sintomas gripais

Pronto Socorro de Guará; em sessão da Câmara Comissão da saúde cobra por plano operativo nas unidades de saúde (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
Guaratinguetá

O Pronto Socorro de Guaratinguetá virou alvo de uma série de reclamações. Nas redes sociais, não são poucos os relatos de queixas sobre a lotação e a demora no atendimento. A unidade concentra, além dos atendimentos a casos de urgência e emergência, o auxílio a pessoas com sintomas gripais.

Na Câmara, o tema virou requerimentos apresentados nos últimos meses e cobrança por melhorias na única porta de entrada da saúde pública aberta 24 horas por dia. Dessa vez, o presidente da Comissão de Saúde cobra que sejam esclarecidos detalhes do contrato da gestão da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), prestes a ser inaugurada.
De acordo com o vereador Marcelo da Santa Casa (PSD), presidente da comissão, as queixas sobre lotação e consequente demora nos atendimentos se repetem dia após dia e não se limitam as redes sociais. Alguns moradores procuraram a sede do Legislativo para se queixar do problema e pedem a presença dos vereadores no Pronto Socorro.
“Nós temos cobrado constantemente. É importante a população ter um atendimento de qualidade da saúde. A gente sabe que no Pronto Socorro já está saturado, no Frei Galvão. As coisas tem andando de uma forma contrária à vontade da gente, enfim, agora temos a oportunidade de começar do zero de uma forma digna”, salientou.

Atualmente o PS funciona anexo ao Hospital Frei Galvão, mas o local será desativado após a inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), prevista para o fim de junho ou início de julho. A mudança de sede também chama atenção da Câmara, que busca desde já uma aproximação maior com o Executivo e a instituição que administrará a unidade de saúde.
“Solicitamos para a Prefeitura que apresente o plano operativo de trabalho bem como o contrato, para execução desse serviço. Para que a gente não cometa o mesmo erro que cometeu no Pronto Socorro, que hoje está no Frei Galvão”, concluiu Marcelo.

A secretariara de Saúde foi procurada pela reportagem do Jornal Atos para comentar as críticas aos atendimentos no Pronto Socorro, mas não se manifestou até o fechamento desta edição. A Prefeitura de Guaratinguetá, anteriormente, confirmou ao Jornal Atos que a UPA poderá ser inaugurada no início do próximo mês.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?