Com obra avançada, Plantão Policial tem mudança de sede prevista para fevereiro em Guaratinguetá

Atendimento deixa Rangel Pestana para rua Xavantes; Delegacia da Mulher e 1º DP seguem sem previsão de alteração

Os prédios do CadÚnico e da Escola Embaixador Rodrigues Alves, que fazem parte da troca de sedes instituída por projetos do prefeito Marcus Soliva; proposta foca em novo espaço para delegacias e PS (Fotos: Leandro Oliveira)
Os prédios do CadÚnico e da Escola Embaixador Rodrigues Alves, que fazem parte da troca de sedes; proposta foca em novo espaço para delegacias e PS (Fotos: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Uma das mudanças planejadas para esse ano em Guaratinguetá deve ser realizada até fevereiro. O Plantão Policial de Guaratinguetá vai começar a atender em novo endereço a partir do próximo mês. A mudança do Plantão faz parte da desocupação do prédio, onde será instalado o novo Pronto Socorro. O Plantão Policial terá como sede a rua Xavantes, no Pedregulho, antigo prédio do Cad’Único.

Atualmente, as ocorrências são registradas no prédio do Governo do Estado, à rua Rangel Pestana, local que abriga ainda a Delegacia da Mulher e o 1º Distrito Policial.

A cessão do prédio das delegacias para o município e a confirmação de reformas da edificação para abrigar o novo Pronto Socorro desencadeou em outras mudanças. Com trabalhos prestados 24 horas por dia, o Plantão Policial passará a atender as ocorrências de toda cidade no Pedregulho. As obras no novo prédio estão em ritmo acelerado, e a mudança será a primeira realizada nas trocas de sedes envolvendo departamentos de educação, segurança pública e saúde.

O delegado seccional Márcio Marques Ramalho, confirmou o bom andamento das obras e a possibilidade de mudança em até trinta dias. “Acredito que mais um mês e o prédio já estará pronto para receber o Plantão, o que será muito bom para os moradores daquela região, que terão uma sensação de segurança com o Plantão da Polícia Civil funcionando lá à noite”.

Outro prédio que também passa por obras é o da antiga escola Embaixador Rodrigues Alves, no São Benedito. O Núcleo Pedagógico do Estado ocupa parte das salas do prédio, mas o departamento será transferido para a escola Flamínio Lessa, no Centro. Com a desocupação, a Delegacia da Mulher e o 1º DP ocuparão o prédio. “Na escola Embaixador, vai demorar um pouco mais. É um prédio grande, as adaptações serão feitas para duas unidades, ainda tem o nosso setor de identidade. Mas tudo está caminhando”, afirmou.

Novela – As negociações pelas mudanças se estendem há dois anos. Em 2017, o prefeito Marcus Soliva (PSB) acenou com a possibilidade de troca do Pronto Socorro para o prédio das delegacias, mas a negociação sempre foi complexa e envolveu as secretarias de Saúde, Educação e Segurança Pública do Estado, além dos setores municipais. Soliva apresentou a proposta ao governador à época Geraldo Alckmin (PSDB) e a Márcio França (PSB), que assumiu o cargo no ano passado. A cessão do prédio foi autorizada e o prefeito conseguiu, através de repasse do Ministério da Saúde, R$ 3 milhões para reformas e ampliação da nova sede do Pronto Socorro.

Novas sedes – Questionado se os novos prédios cedidos à Polícia Civil são ideais, o delegado seccional respondeu. “Não é 100% ideal, mas está entre o ideal e o possível. A escola Embaixador é um prédio antigo, mas que comporta bem a unidade. Vai precisar de algumas adaptações, porque o funcionamento para a polícia é diferente. Por sua vez, o funcionamento para o Pronto Socorro também é diferente, então as reformas serão feitas”.
A reforma do novo Pronto Socorro só terá início quando as delegacias desocuparem o prédio. Não há previsão para que a DDM e o 1º DP sejam instalados no prédio da escola Embaixador.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?