Com foco no turista na região central, Guará inaugura Café da Esperança
Parceria entre Prefeitura e Fazenda Esperança oferece ponto gastronômico e informações aos visitantes no mesmo espaço
Fabiana Cugolo
Guaratinguetá
A Prefeitura de Guaratinguetá e a Fazenda da Esperança inauguraram, na última sexta-feira (8), o “Café da Esperança”. O novo espaço, que tem como objetivo atender turistas que chegam na região central, atende na praça Santo Antônio, em frente à Igreja Matriz, no espaço onde funcionava o a antigo PIT (Posto de Informações Turísticas).
Além de cafés e produtos alimentícios artesanais produzidos pela Fazenda da Esperança, o lugar contará com guias de turismo e material impresso para auxiliar os devotos que passam por ali.
O evento reuniu autoridades e a equipe de colaboradores do local, como o prefeito Marcus Soliva (PL), o secretário de Turismo, Mario Augusto Nunes, o Marinho, e o fundador da Fazenda Esperança, Frei Hans Stapel, que espera que o lugar será destino de peregrinação de todo o país. “Aqui é o lugar onde nasceu Frei Galvão, o primeiro santo do Brasil, e a igreja Santo Antônio, um lugar muito agradável e muito bonito. Estou contente, é um momento histórico”. Stapel salientou que toda arrecadação do local será em prol dos trabalhos da Fazenda da Esperança.
O prefeito explicou como surgiu a proposta de unir o trabalho turístico a Fazenda da Esperança. “A ideia foi para ter um atrativo do setor gastronômico também. Para as pessoas, além da informação turística, elas tenham essa casa aqui, que remete ao estilo colonial, um estilo de Guaratinguetá”, contou Soliva. “Quando criamos aqui o Largo da Matriz, foi com o objetivo de criar aqui um café funcionando, para atender aos turistas e a população”, detalhou.
Soliva revelou que os futuros cafés do Mercado Municipal, que continua em obras, já estão em fase de licitação e um terceiro em fase avançada de negociação. “Em breve, nós teremos os três pontos de gastronomia, ali em frente ao Mercado, funcionando. Pode ter uma cervejaria artesanal, pode ter uma petiscaria, pode ter um café. São coisas importantes, pra gente ter locais aprazíveis pra população utilizar e para o turista também”, adiantou.
O antigo PIT, e atual Café da Esperança, foi reformado pela Prefeitura de Guaratinguetá pelo valor de R$ 130.640,88 e o trabalho foi realizado pela empresa Azevedo Frank Assessoria. O espaço está sob gestão da Fazenda Esperança por meio de concessão.
O Café da Esperança funciona de quarta a quinta-feira, das 12h às 17h e de sexta a segunda-feira (incluindo o final de semana) das 8h às 17h.