Com foco em qualificação profissional, Aceg prepara implantação de Faculdade do Comércio

Sede da associação está em processo de estruturação para receber alunos a partir do segundo semestre; setor busca acordo para abertura aos finais de semana

Movimentação na praça Conselheiro Rodrigues Alves, um dos principais pontos de Guará; cidade pode contar com nova faculdade (Foto: Fabiana Cugolo)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

A Aceg (Associação Comercial e Empresarial de Guaratinguetá) prepara a implantação da Facsp (Faculdade do Comércio de São Paulo) para o segundo semestre de 2022. O projeto é uma iniciativa da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), com cursos autorizados e reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação). A ação faz parte do planejamento da associação para este ano, que deve ter ainda outras medidas, como ampliação do horário e novos dias de atendimento.

O principal objetivo da Facsp é oferecer qualificação inovadora e inteligente dos setores de comércio, varejo e serviços, conectando e preparando profissionais para novas demandas. Em Guaratinguetá, a futura instituição de ensino terá sede no prédio da Aceg.

Os cursos da Faculdade do Comércio prometem inserir os alunos no empreendedorismo de forma direta, já que a entidade possui cerca de duzentos mil empresários associados em todo o estado.

O projeto deve iniciar a programação disponibilizando cursos como logística; gestão comercial; sistemas de internet e recursos humanos. Com média de dois anos de duração, as graduações têm o objetivo de desenvolver nos alunos profissionais gestores e empreendedores que supram as necessidades deste mercado.

A faculdade atenderá toda a população, e não somente o público já relacionado ao comércio da cidade. Com as aulas no sistema EAD (Educação a distância), a sede da Aceg passa pelo processo de adaptação e acessibilidade, conforme as exigências do MEC, com a viabilização de computadores para os estudantes que necessitarem do recurso. A adaptação em andamento no prédio da Aceg inclui a criação de uma rampa, para o acesso de alunos que utilizam cadeiras de rodas e reformas de acessibilidade nos banheiros.

O processo seletivo para ingresso nos cursos é simplificado, o que inclui a inscrição com a apresentação do certificado de conclusão do ensino médio. As mensalidades dos quatro cursos, inicialmente, serão de R$ 129,50, com a possibilidade de reajuste até o início das aulas, previsto para agosto deste ano.

De acordo com o presidente da Aceg, Guilherme Gigli, a faculdade deve receber mais ofertas de cursos na cidade. “Nós já tivemos a informação de que há outros cursos sendo negociados para serem implementados na Faculdade do Comércio, como contabilidade, gestão pública. Provavelmente teremos pós-graduações disponíveis ainda neste ano”, adiantou.

Na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), apenas Ubatuba conta com cursos da Facsp.

Projetos da Aceg em 2022 – Além da Faculdade do Comércio, a Associação Comercial e Empresarial de Guaratinguetá tem como um dos principais objetivos do ano, a alteração do Acordo Coletivo dos empresários junto aos sindicatos Patronal e dos Comerciários para que que seja viável a abertura das lojas aos domingos e feriados, assim, fomentando a vocação turística da cidade. Durante os meses de 2022, outras ações da Aceg, em parceria com a Prefeitura, têm foco em atrair o público para o Centro Comercial e Histórico do município.

Uma destas ações teria início em março, na praça Conselheiro Rodrigues Alves, com projetos voltados ao Dia Internacional da Mulher, por meio do Cmeg (Conselho da Mulher Empreendedora da Guaratinguetá), mas por conta da pandemia este primeiro evento do calendário não poderá ser realizado.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?